Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2006 - 16h20

Em entrevista, Abreu diz já ter o final de "Belíssima"

Publicidade

MARIA RITA TEIXEIRA
JAMES CIMINO
do Agora

Que novela é uma obra aberta ninguém discute, vide o afastamento temporário da atriz Glória Pires de "Belíssima". A atriz, que interpreta Júlia, está com hepatite, e o autor Silvio de Abreu não terá grandes problemas para conduzir a trama sem sua presença. A personagem será internada na clínica do dr. Natanael (Emilio Pitta), depois de sofrer uma crise nervosa ao tentar reconhecer o corpo da avó.

Mas ele não abusa do recurso de poder mudar o rumo da história a qualquer momento, como Glória Perez fazia em "América", e afirma já ter pensado em todo o desfecho para solucionar as mortes e mistérios da trama.

"Nunca seria maluco de colocar no ar uma produção deste tamanho, fazendo uma empresa responsável como a TV Globo gastar milhões para concretizá-la, envolver uma profissional da categoria de Denise Saraceni [diretora de núcleo da novela], chamar um elenco deste gabarito sem saber o que estou fazendo. Sei exatamente o que acontecerá", diz Abreu.

Mas o autor afirma que prefere esconder as grandes revelações da trama. "Surpresa e mistério são os ingredientes principais de qualquer narrativa de suspense. Se revelar antes, acaba a graça."

O jogo de esconde-esconde, contudo, não durará para sempre. "Silvio de Abreu é um autor que costuma dar indícios fortes para solucionar os mistérios de suas novelas. Tudo o que está antecedendo a morte da Bia terá ligação com o acidente e, certamente, ele dará algumas pistas concretas. Mas ainda é cedo para fazer as apostas finais de quem teria provocado a morte dela", afirma Claudino Mayer, doutorando em telenovelas pela USP, que estuda os crimes na ficção.

O autor diz que a morte da vilã estava prevista na sinopse da novela. "Fernanda Montenegro foi convidada para gravar até o bloco de capítulos que iria do 60 ao 66. Sai no 64, como o combinado. Não houve nenhuma mudança de planos, a história precisa deste fato."

A saída da vilã não tem relação com a indisponibilidade de Fernanda para atuar em uma novela inteira, segundo Abreu. A atriz já declarou que decidiu não participar de todos os capítulos de uma trama, porque "não sobra tempo para nada".

No entanto, ela poderá será vista no final da novela. "Pedi que ela ficasse à disposição no último mês da trama porque gravarei os flashbacks que vão esclarecer os pontos principais. Não gravo agora porque senão a imprensa descobre, revela tudo e perde a graça", resmunga o autor.

Leia mais
  • "Do além", Bia Falcão especula sobre sua morte
  • Mary Montilla vira musa dos gays em "Belíssima"
  • Apesar do sucesso, "Belíssima" coleciona gafes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Silvio de Abreu
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página