Publicidade

Ilustrada
29/05/2009 - 13h24

Composições brasileiras viram fado na voz de cantora portuguesa

Publicidade

PATRÍCIA DANTAS
colaboração para a Folha Online, em Lisboa

Chico César, Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro e Olivia Byington são alguns dos cantores brasileiros que compuseram músicas para a fadista portuguesa Maria João Quadros, todas baseadas em textos do poeta e escritor Tiago Torres da Silva.

O resultado desta parceria está no álbum "Fado Mulato", apresentado ao vivo na noite desta quinta-feira (28) em show no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Divulgação
A fadista portuguesa Maria João Quadros durante o show no Coliseu dos Recreios, em Lisboa
A fadista portuguesa Maria João Quadros durante o show no Coliseu dos Recreios

Durante a apresentação, Maria João Quadros, uma das mais importantes figuras do fado, celebrou a mistura de ritmos de países de língua portuguesa, como Brasil, Portugal, Cabo Verde e Moçambique --onde nasceu e faz tributo na música "Fado Mulato", de Zeca Baleiro.

"Adorei o espetáculo, gosto muito de Maria João Quadros. Acho ótima essa mistura de choro com samba, bossa nova. É muito boa", disse Pedro Jóia, um dos instrumentistas do álbum que também já trabalhou com o cantor Ney Matogrosso.

Além do fado mais tradicional, a cantora interpretou sucessos da MPB, como "Emoções", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e empolgou a plateia ao prestar uma homenagem a Carmen Miranda, vestindo-se à caráter para cantar "O Que é que a Baiana Tem?" e "Bambu Bambu".

"Salto do fado para a música brasileira com muita facilidade. Sou fã de música brasileira, por isso o Tiago Torres da Silva agarrou em mim para eu participar deste projeto. Foi um prazer gravar esse álbum com a participação de cantores brasileiros que admiro tanto", disse a cantora à Folha Online logo após a apresentação.

Diretor do show, Tiago Torres da Silva também agradeceu a parceria com a fadista.

"Ela dá voz aos meus poemas. Ouvir as palavras que escrevo é um prazer enorme. É muito bom estar aqui ao lado dela", comentou o escritor português, autor de letras para cantores como Seu Jorge, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Alcione e Zélia Duncan.

Com as canções "Quando a Noite Adormece" (Ivan Lins), "Fado Escravo" (Olivia Byington) e "Noites Perdidas" (Pedro Luis), entre outras, o álbum "Fado Mulato" será editado em agosto pela gravadora brasileira Biscoito Fino, que tem em seu portfólio nomes como Maria Bethânia, Chico Buarque e Elba Ramalho.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca