Publicidade
Publicidade
10/02/2006
-
17h42
da Folha Online
O site YouTube tem grandes chances de entrar na lista de favoritos dos internautas. Bem atualizada, o grande atrativo de página com vídeos é a variedade de conteúdo: eles vão de videoclipes a trechos de seriados e filmes, passando por cenas do quadro "Banheira do Gugu" e entrevista com a nutricionista Ruth Lemos (aquela do sanduíche-íche). Melhor: tudo é gratuito.
De simples navegação e com diversas dicas para os usuários, é fácil pensar no endereço com o Google dos vídeos --o YouTube fica, inclusive, muito à frente do serviço de imagens do gigante das buscas.
Uma das principais vantagens do site é o fato de o internauta não ter de baixar arquivos para vê-los em seus PCs. Os vídeos são exibidos na tela do YouTube e podem também ser colocados em blogs ou outras páginas --para isso, basta copiar um código. As divulgações não ficam restrita a conteúdo já conhecido, pois qualquer internauta cadastrado pode colocar seus arquivos na página.
Aqueles que não sabem exatamente o que buscar encontram sugestões em uma barra no topo da página. Ela classifica o conteúdo como "Mais Recente", "Mais Vistos" e "Mais Discutidos", entre outros. Além disso, quando seleciona um vídeo, o usuário tem acesso à classificação do conteúdo (de uma a cinco estrelas) e uma lista de conteúdo relacionado.
Por meio do YouTube, o fã dos Strokes acha, por exemplo, o polêmico e censurado clipe dos "Strokes" para a música "Juicebox" ou então o novo clipe de Madonna, "Sorry". Em baixo da tela de exibição do clipe, há o endereço (URL) direto do vídeo ou o código ("embeddable player") para ser colado em blog ou site.
As ofertas levantam questionamentos sobre os direitos autorais, já que o internauta pode acessar no YouTube e oferecer em sua própria página conteúdo muitas vezes protegido por este tipo de lei.
O YouTube foi criado em 2005 pelos mesmos fundadores da companhia de pagamentos on-line PayPal --comprada em 2002 pelo site de comércio eletrônico eBay. Segundo o site USA Today, a página diz exibir 2 milhões de vídeos por dia.
No ano passado, ela recebeu investimento de US$ 3,5 milhões da Sequoia Capital. Além disso, o site também fatura com os links patrocinados --modelo de negócios responsável pelo faturamento do Google.
Leia mais
Novo clipe de Madonna reforça estilo anos 70
Nova ferramenta do Google faz busca de vídeos
Internet mostra séries antigas da TV
Novo iPod armazena videoclipes e programas de TV
Especial
Leia o que já foi publicado sobre buscas de vídeos
Fã garimpa clipe no "Google dos vídeos" e turbina blog
Publicidade
O site YouTube tem grandes chances de entrar na lista de favoritos dos internautas. Bem atualizada, o grande atrativo de página com vídeos é a variedade de conteúdo: eles vão de videoclipes a trechos de seriados e filmes, passando por cenas do quadro "Banheira do Gugu" e entrevista com a nutricionista Ruth Lemos (aquela do sanduíche-íche). Melhor: tudo é gratuito.
De simples navegação e com diversas dicas para os usuários, é fácil pensar no endereço com o Google dos vídeos --o YouTube fica, inclusive, muito à frente do serviço de imagens do gigante das buscas.
Uma das principais vantagens do site é o fato de o internauta não ter de baixar arquivos para vê-los em seus PCs. Os vídeos são exibidos na tela do YouTube e podem também ser colocados em blogs ou outras páginas --para isso, basta copiar um código. As divulgações não ficam restrita a conteúdo já conhecido, pois qualquer internauta cadastrado pode colocar seus arquivos na página.
Aqueles que não sabem exatamente o que buscar encontram sugestões em uma barra no topo da página. Ela classifica o conteúdo como "Mais Recente", "Mais Vistos" e "Mais Discutidos", entre outros. Além disso, quando seleciona um vídeo, o usuário tem acesso à classificação do conteúdo (de uma a cinco estrelas) e uma lista de conteúdo relacionado.
Por meio do YouTube, o fã dos Strokes acha, por exemplo, o polêmico e censurado clipe dos "Strokes" para a música "Juicebox" ou então o novo clipe de Madonna, "Sorry". Em baixo da tela de exibição do clipe, há o endereço (URL) direto do vídeo ou o código ("embeddable player") para ser colado em blog ou site.
As ofertas levantam questionamentos sobre os direitos autorais, já que o internauta pode acessar no YouTube e oferecer em sua própria página conteúdo muitas vezes protegido por este tipo de lei.
O YouTube foi criado em 2005 pelos mesmos fundadores da companhia de pagamentos on-line PayPal --comprada em 2002 pelo site de comércio eletrônico eBay. Segundo o site USA Today, a página diz exibir 2 milhões de vídeos por dia.
No ano passado, ela recebeu investimento de US$ 3,5 milhões da Sequoia Capital. Além disso, o site também fatura com os links patrocinados --modelo de negócios responsável pelo faturamento do Google.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice