Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2006 - 04h14

Autor de livro que inspirou "Tubarão" morre aos 65 anos

Publicidade

da Efe

Peter Benchley, o autor do livro "Tubarão", que Steven Spielberg levou para as telas do cinema com o mesmo título, morreu neste sábado aos 65 anos de idade de fibrose idiopática pulmonar, uma doença degenerativa, informou neste domingo sua viúva, Wendy Benchley.

20.jun.2001/Reuters
Peter Benchly, que morreu aos 65 anos
Peter Benchly, que morreu aos 65 anos
Benchley, um jornalista que trabalhou como repórter no jornal "The Washington Post", como editor na revista "Newsweek", e como escritor de discursos para o presidente Lyndon Johnson, teve a inspiração para sua obra prima ao ler um artigo de imprensa.

Tudo começou quando leu uma nota sobre um homem que tinha capturado um tubarão branco de duas toneladas no litoral de Long Island, uma ilha paralela à costa de Nova York e Connecticut, revelou Benchley em entrevista à revista "Time", em 1999.

Ele ficou com a idéia na cabeça durante dez anos e escreveu o livro em um, usando como inspiração suas experiências no mar da Ilha de Nantucket, próxima à costa de Massachusetts.

O livro foi publicado em 1974 e Benchley elaborou conjuntamente com Carl Gottlieb sua adaptação para o filme de Spielberg, que fez muita gente acreditar que o oceano não foi feito para se banhar.

Apesar de contar a história de um tubarão insaciável, Benchley era um homem comprometido com a preservação desse animal e do meio ambiente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Steven Spielberg
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página