Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2006 - 17h36

Paris faz festival de música no Dia de São Valentim

Publicidade

da Ansa, em Paris

Para comemorar o dia de São Valentim (Dia dos Namorados na Europa) nesta terça, a cidade de Paris quer ir além das fotografias de Robert Doisneau, das músicas de Edith Piaf e das luzes de Montmartre. Pela primeira vez será realizado o Festival de Romança (poema musical de cunho sentimental típico do século 19), que durará até 20 de fevereiro.

Ao longo do rio Sena, nos metrôs e cafés parisienses, ecoarão notas de romanças atuais e do passado, em um passeio musical que partirá dos jardins dos Campos Elíseos e percorrerá as ruas da capital. Cantores e poetas se apresentarão no mercado Mouffetard, no coração da cidade antiga, neste evento que pretende remeter aos anos da Belle Époque.

Estudos de 2001 e 2002 realizados pelo escritório de turismo da capital francesa, mostram que, para cerca de 22 milhões de turistas por ano ano, a cidade é sinônimo de libertinagem e amor. Este foi o motivo que levou Josette, jornalista da "Touriscopie" e especialista em comportamento turístico, a organizar o festival dedicado à romança, "que faz parte do patrimônio cultural francês".

Desde o século 19 se ouvem poemas e canções sentimentais nas mesas dos mais de 500 café-concerto da capital. Atualmente, alguns cafés, como La Cigale, Le Trianon e o Europeen renovam o mito, ainda que o estilo musical tenha mudado.

"A romança está sempre viva nesta cidade", disse Josette. Para prová-lo, no famoso restaurante Maxim's se apresentará o Grande Prêmio da Romança, do qual participarão jovens talentos da música romântica francesa para "atualizar a romança nos ritmos do jazz, do rock e da disco music, para demonstrar a autenticidade da música parisiense e devolver ao café-concerto o seu papel de locais de criação e de encontro".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Dia de São Valentim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página