Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2006 - 02h47

"Crash" sai consagrado; "Brokeback" leva três Oscars

Publicidade

da Folha Online

Numa noite que deveria ser de "O Segredo de Brokeback Mountain", o filme do taiwanês Ang Lee levou "apenas" três Oscars, apesar das suas oito indicações --melhor diretor, melhor trilha sonora (Gustavo Santaolalla, também de "Diários de Motocicleta") e melhor roteiro adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana).

AP Photo
Ang Lee foi premiado melhor diretor
Ang Lee foi premiado melhor diretor
Já "Crash - No Limite", que concorria em seis categorias (filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro original, edição e canção), levou em três --inclusive na mais importante delas, a de melhor filme (além de roteiro original, para Paul Haggis e Robert Moresco, e edição, para Hughes Winborne). Nem Jack Nicholson, que apresentou a principal categoria, pareceu acreditar na escolha da Academia norte-americana pelo longa-metragem de estréia de Haggis (roteirista do premiado "Menina de Ouro", de Clint Eastwood), sobre conflitos raciais.

Pela primeira vez em 25 anos, as categorias de melhor filme e melhor diretor tiveram exatamente os mesmos indicados: "Brokeback Mountain", 'Capote", "Boa Noite e Boa Sorte", "Crash - No Limite" e "Munique", de Steven Spielberg.

Reuters
O diretor Paul Haggis com a produtora Cathy Schulman
O diretor Paul Haggis com a produtora Cathy Schulman
Após piadas sobre gays e algumas outras brincadeiras do apresentador Jon Stewart, a cerimônia do Oscar foi aberta com a premiação do melhor ator coadjuvante. George Clooney subiu ao palco para receber a estatueta e --como se já previsse que seu "Boa Noite e Boa Sorte" não venceria em nenhuma das seis categorias às quais foi indicado-- fez piada: "Tudo bem, então não sou o diretor vencedor". Restou-lhe apenas o Oscar por sua atuação em "Syriana - A Indústria do Petróleo".

O filme de Clooney não foi o único entre os favoritos a ficar sem um Oscar. Steven Spielberg, com o longa-metragem mais caro (US$ 75 milhões) entre os indicados nas categorias filme e diretor e o único que se encaixa no estilo "cinemão" hollywoodiano, não levou nenhuma das cinco estatuetas a que concorria. "Orgulho e Preconceito" (listado em quatro categorias) também saiu de mãos abanando.

Menos Oscars

Outros com boa cotação entre os especialistas, a exemplo de "O Segredo de Brokeback Mountain", venceram em um número menor de categorias do que o esperado.

Como era previsto, Philip Seymour Hoffman foi eleito melhor ator, dando a "Capote" seu único Oscar --o mesmo fez Reese Witherspoon por "Johnny e June". Ambos haviam recebido seis indicações.

"O Jardineiro Fiel", que concorria em quatro categorias, também, como esperado, deu o Oscar de atriz coadjuvante a Rachel Weisz.

Para quem não acreditava na força de "King Kong", o filme de Peter Jackson levou três Oscars (efeitos especiais, mixagem de som e edição de som --três em quatro indicações), dividindo as atenções nas categorias técnicas com "Memórias de uma Gueixa" (direção de arte, fotografia e figurino).

Confira o número de Oscars levados por alguns dos filmes concorrentes:

"O Segredo de Brokeback Mountain" - 3
"Crash - No Limite" - 3
"Memórias de uma Gueixa" - 3
"King Kong" - 3
"Capote" - 1
"Johnny e June" - 1
"O Jardineiro Fiel" - 1
"As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" - 1
"Syriana" - 1
"Ritmo de um Sonho" - 1

Leia mais
  • "Ang Lee leva Oscar de direção; "Crash" é melhor filme
  • Oscar premia Seymour Hoffman e Reese Witherspoon
  • "O Jardineiro Fiel" dá Oscar a Rachel Weisz
  • Oscar começa com piada sobre gay; Clooney leva prêmio

    Especial
  • Veja galeira de fotos do 78º Oscar
  • Veja a cobertura completa do 78º Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página