Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2006 - 14h37

Saiba mais sobre o Moptop, que abre show do Oasis

Publicidade

da Folha Online

A banda carioca Moptop, vencedora da etapa carioca do festival Claro Que É Rock, foi a escolhida pela produção do Oasis para abrir o único show que o grupo faz no Brasil neste ano, na próxima quarta-feira, em São Paulo (estacionamento do Credicard Hall).

Divulgação
Grupo toca desde 2003 em festivais pelo país
Grupo toca desde 2003 em festivais pelo país
O grupo é formado pelos cariocas Gabriel Marques (voz e guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mario Mamede (bateria), que se juntaram no final de 2003 com o objetivo de fazer um "rock direto", segundo eles próprios definem. As letras, assinadas por Marques, falam principalmente de paixão, frustração e prazer.

Com cerca de três anos de existência, a banda já fez mais de 150 shows pelo Brasil e participou de importantes festivais de música independente do país. Além do Claro Que é Rock, estiveram no Coca-Cola Vibezone (RJ), o Bananada (Goiânia) e o Humaitá Pra Peixe 2006 (RJ).

O grupo também reúne alguns prêmios, entre eles o MTV VMB 2005 na categoria melhor website (www.moptop.com.br), o troféu de revelação carioca no Prêmio London Burning de Música Independente de 2004 e o troféu de revelação nacional 2005 segundo a Revista Laboratório Pop.

Divulgação
Banda levou o MTV VMB 2005 na categoria melhor site
Banda levou o MTV VMB 2005 na categoria melhor site
Recentemente, o Moptop foi indicado ainda ao prêmio norte americano SXSW como melhor site na categoria música, ao lado de nomes grandes, como Eminem e Arcade Fire --foi a única banda brasileira a concorrer.

Quem quiser conhecer um pouco do Moptop antes da próxima quarta, pode conferir o som que o quarteto faz na página do site Trama Virtual (www.tramavirtual.com.br). Na segunda-feira (13), outra opção é assistir ao programa "Banda Antes", na MTV, a partir das 23h30.

Nome

O nome Moptop faz alusão ao corte de cabelo que caracterizou a imagem do rock inglês no início dos anos 60, símbolo da revolução comportamental e cultural da época.

O termo para se referir ao estilo foi criado pela imprensa britânica. O corte com suas franjas cobrindo as têmporas é até hoje símbolo do rock.

O visual foi trazido da França para Hamburgo pelos "exis" (existencialistas) alemães. Entre eles Astrid Kirchherr, fotógrafa, artista plástica e amiga dos Beatles ainda em início de carreira.

Leia mais
  • Oasis prova se é a melhor banda do mundo na quarta
  • Vocalista do Oasis ataca U2 e Stones em entrevista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oasis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página