Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2006 - 09h50

No topo das paradas, Seu Jorge canta Bowie

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

Tecnicamente, Seu Jorge está no topo das paradas. Um disco que leva seu nome é atualmente o mais vendido na cidade de São Paulo. Bem, prestando alguma atenção, não é exatamente ele quem está com tudo. É Ana Carolina, com quem gravou o acústico que está na primeira posição do ranking paulistano (ela tem ainda a coletânea "Perfil" no top 10).

Divulgação
Seu Jorge canta Bowie
Seu Jorge canta Bowie
A carona no sucesso da cantora e compositora pode render ainda mais frutos a Seu Jorge, especialmente com "The Life Aquatic - Studio Sessions Featuring Seu Jorge", recém-lançado por aqui pela Universal. O disco traz algumas faixas gravadas para "A Vida Marinha de Steve Zissou", filme de Wes Anderson no qual Seu Jorge também atuou, e outras que não entraram na trilha. Todas versões acústica e em português de músicas de David Bowie. Fãs do camaleão, tremei.

Divulgação
Apelido "Seu Jorge" foi dado por Marcelo Yuka (ex-Rappa)
Apelido "Seu Jorge" foi dado por Marcelo Yuka (ex-Rappa)
Com sonoridades que ficam em algum lugar entre a MPB e o rock acústico, Seu Jorge refaz "Rebel Rebel", "Ziggy Stardust", "Changes", "Rock'n'Roll Suicide" e outros clássicos do inglês hoje quase sexagenário --que mandou recado (impresso no encarte do CD) dizendo que, se o brasileiro não tivesse gravado suas músicas em português e de modo acústico, nunca teria conhecido "esse novo nível de beleza". Supõe-se que ele entenda muito pouco português.

A assinatura de Bowie permaneceu muito mais na música do que na letra, quase que totalmente reinventada em muitas das faixas. "Ziggy Stardust" à moda Seu Jorge ganhou um "nega abaixa essa saia" ("Meu instinto não falha/Nega abaixa essa saia/Gente assim se atrapalha") e "Rebel Rebel" [ouça aqui. Problemas de conexão ou software podem prejudicar a audição do som] recebeu referências futebolísticas ("Zero a zero/Agora eu vou/Você deu mole/Então eu marco gol").

Menos sutil ficou a versão de "Rock'n'Roll Suicide [ouça aqui]. As partes baixas femininas não escaparam de uma menção que, ali, soou desnecessária.

A única música de fato assinada pelo brasileiro --que hoje é cult na França-- é "Team Zissou", composta para o filme. No disco, Seu Jorge também pega emprestada a versão do Nenhum de Nós para "Starman" (que virou "Astronauta de Mármore"). Quem adorou a versão dos gaúchos também vai adorar "The Life Aquatic - Studio Sessions".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a parceria Seu Jorge e Ana Carolina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página