Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2006 - 18h00

"Carioca", CD de Chico Buarque, é lançado em maio

Publicidade

da Folha Online

O novo CD de Chico Buarque chegará às lojas na primeira semana de maio. Batizado de "Carioca", o álbum é o primeiro recheado de inéditas desde "As Cidades" (1998).

Carioca, que também é o apelido do cantor na época em que era adolescente e viveu em São Paulo, marca a estréia do músico na gravadora Biscoito Fino.

Com arranjos e direção musical de Luiz Cláudio Ramos, maestro de Chico desde os anos 70, e produção de Vinícius França, o CD reúne 12 faixas, sendo que nove são de nova safra.

Quatro delas têm o cinema como inspiração. Além de "As Atrizes" e "Ela Faz Cinema", o repertório inclui duas canções compostas especialmente para trilhas sonoras, como "Porque era ela, porque era eu", do filme "A Máquina", de João Falcão, e "Sempre", canção-tema de "O maior amor do mundo", próximo filme de Cacá Diegues.

O cinema foi também o motivo da parceria entre Chico e Tom Jobim em "Imagina", valsa que fecha o disco.

Considerada a primeira música de Tom, composta em 1947, recebeu letra de Chico somente 36 anos depois, para o filme "Para viver um grande amor", de Miguel Faria Jr, de 1983. Na época, ganhou uma versão com Djavan e Olívia Byington. Agora, Chico grava a música pela primeira vez e convidou a cantora paulista Mônica Salmaso para dividir com ele os vocais, além de Daniel Jobim para tocar ao piano.

O disco traz ainda mais quatro parcerias: "Renata Maria", a primeira com Ivan Lins; "Leve" com Carlinhos Vergueiro; "Bolero Blues" com o baixista Jorge Hélder, músico que o acompanha desde 1993; e "Ode aos Ratos", composta com Edu Lobo em 2001 para o musical "Cambaio", que agora reaparece em forma de rap-embolada com direito a programação eletrônica do percussionista Marcos Suzano.

Parceiro de Chico em "Xote de navegação", gravado no álbum "As cidades", Dominguinhos volta desta vez como convidado especial, tocando seu acordeom na faixa "Outros sonhos".

O álbum ainda traz o choro-canção "Subúrbio', em que o compositor faz uma crônica sobre o lado esquecido do Rio de Janeiro. E "Dura na queda", canção que já foi gravada por Elza Soares.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Chico Buarque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página