Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2006 - 19h23

Restaurante de SP figura entre 50 melhores do mundo

Publicidade

da France Presse, em Londres

"El Bulli", um restaurante do nordeste da Espanha, foi eleito melhor do mundo nesta segunda-feira, pela segunda vez, ao ganhar o prêmio dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo (veja lista), em cerimônia no Museu de Ciências de Londres, que reuniu a nata da gastronomia mundial. O restaurante paulista D.O.M. (r. Barão de Capanema, 549, Jardins, tel. 0/xx/11/3088-0761), do chef Alex Atala, ficou na 50ª posição.

Situado próximo à cidade de Roses, "El Bulli" já tinha obtido o primeiro lugar da prestigiosa lista no ano de sua estréia, em 2002. Agora, a casa do chef Ferrán Adriá desbancou verdadeiros templos da gastronomia mundial, entre eles o vencedor da edição 2005, "The Fat Duck", que fica na cidade de Bray, ao oeste de Londres. Sem falar nas três estrelas que possui na bíblia da culinária, o guia Michelin.

O restaurante espanhol --descrito por um jornal britânico como "o nirvana culinário"-- sempre esteve entre os três melhores do mundo, graças ao seu tratamento experimental e científico na cozinha, conhecido como "gastronomia molecular".

Para desfrutar de algumas de suas iguarias, elaboradas por Ferrán Adriá, é preciso fazer reserva com meses de antecedência.

Também aparecem na lista estabelecimentos da Grã-Bretanha, França, EUA, Itália, Austrália, Mônaco, Holanda, Bélgica, África do Sul, Dinamarca, Índia, Alemanha, Finlândia e Suécia.

O prêmio é concedido pela "Restaurant Magazine", com base na avaliação de 560 especialistas do mundo todo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gastronomia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página