Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2006 - 09h00

"Árido Movie" sofre com excesso de idéias

Publicidade

RICARDO CALIL
do Guia da Folha

"Árido Movie", do pernambucano Lírio Ferreira, tem o que se poderia chamar de "núcleo dos maconheiros", três amigos do protagonista interpretados por Selton Mello, Mariana Lima e Gustavo Falcão. Ao longo do filme, eles têm uma série de "sacadas" que lhes parecem geniais --como invadir uma plantação de maconha no sertão de Pernambuco--, mas que se revelam equivocadas assim que o "barato" passa.

Divulgação
Protagonista da trama é interpretado por Selton Mello
Protagonista da trama é interpretado por Selton Mello
O filme em si sofre de problema semelhante. Co-diretor de "Baile Perfumado" (97), Ferreira fez uma obra com excesso de idéias --algumas interessantes, outras pouco inspiradas--, o que resultou em um trabalho irregular e dispersivo.

Na trama, Jonas (Guilherme Weber), que trabalha como homem do tempo em uma TV de São Paulo, retorna à sua terra natal, no interior de Pernambuco, para o enterro do pai que pouco conheceu. Para ir do Recife ao Vale do Rocha, ele pega uma carona com a videomaker Soledad (Giulia Gam), que está fazendo um documentário sobre a região. Na cidade do pai, Jonas se defronta com uma mistura de problemas arcaicos, como a escassez de água, e signos da modernidade, como torres de telefonia celular --além de uma rara geografia humana, com matadores de aluguel, políticos corruptos e índios espiritualizados.

No afã de dar conta de todos esses elementos da realidade nordestina, Ferreira não conseguiu desenvolver nenhum a contento. Ele demonstra enorme dificuldade para descartar idéias que não funcionam. Quis falar tudo, mas disse pouco. Ao menos, acertou na escolha do cineasta Murilo Salles para a fotografia desglamourizada do sertão e dos músicos Otto, Kassin, Berna Ceppas e Pupilo para a trilha original. O esforço para realizar o filme com parcos recursos e longe dos grandes centros de produção merece todos os elogios. Mas não esconde o fato de que "Árido Movie" representa um retrocesso em relação a "Baile Perfumado".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lírio Ferreira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página