Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2006 - 12h41

Discovery Channel lembra 20 anos de Tchernobil

Publicidade

da Folha Online

Neste domingo (30), às 20h, o canal pago Discovery Channel exibe o especial "O Desastre de Tchernobil", relembrando o acidente nuclear ocorrido em 26 de abril de 1986.

Com testemunhos pessoais, incluindo as lembranças do ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, e utilizando imagens em 3D e descobertas científicas recentes, o documentário revisita os acontecimentos que marcaram a tragédia. O programa também destaca as conseqüências a longo prazo do desastre no leste europeu, incluindo os danos ambientais e o número contínuo de vítimas, casos de câncer, mutações genéticas e deformidades resultantes dos efeitos da radiação.

O especial traz também as fotografias de arquivo tiradas por Igor Kostin, o único fotógrafo no mundo que registrou em detalhe o acidente de Tchernobil desde o momento da primeira explosão. Como resultado de seu trabalho, Kostin sofre de enfermidades relacionadas à radiação.

Nos oito meses seguintes ao desastre, 800 mil soldados, mineiros, bombeiros e civis de toda a então União Soviética trabalharam sem parar na tentativa de "eliminar" a radioatividade e construir um "sarcófago" ao redor do reator destruído.

O acidente atingiu o leste europeu, a Escandinávia, o Reino Unido e o leste dos Estados Unidos. Grandes áreas da Ucrânia, Belarus e Rússia ficaram altamente contaminadas, resultando na evacuação de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% da precipitação radioativa caiu na Belarus.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery Channel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página