Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2006 - 16h53

Dalai-lama chega a São Paulo e diz estar feliz em voltar

Publicidade

da Folha Online

Desembarcou hoje em São Paulo, por volta das 10h, o principal líder budista do mundo, Tenzin Gyatso, 70, o dalai-lama. Ele foi recebido ao meio-dia no Hotel Grand Hyatt por cerca de cem pessoas, algumas com flores.

Maurilio Cheli/Efe
Dalai-lama fala aos jornalistas em entrevista em São Paulo
Dalai-lama fala aos jornalistas em entrevista em São Paulo
Às 15h, o lama concedeu uma entrevista coletiva com duração de aproximadamente 50 minutos. Falando pausadamente, discursou durante dez minutos antes de abrir para cinco perguntas sorteadas de jornalistas.

O monge mesclou inglês e tibetano em suas respostas, e contou da alegria de estar no Brasil pela terceira vez --as outras aconteceram em 1992 e em 1999. O dalai-lama respondeu questões acerca de reencarnação, ciência, desenvolvimento da economia chinesa e, claro, sobre a paz.

Ao fim da entrevista e antes de se recolher, o líder tibetano posou para os fotógrafos de mãos juntas.

O monge budista está hospedado no hotel Grand Hyatt, na avenida das Nações Unidas (zona sul paulistana), um cinco estrelas. Entre os ex-hóspedes ilustres do Grand Hyatt estão os integrantes da banda irlandesa U2, durante a última turnê pelo Brasil.

Segundo a organização do evento, o hotel facilita a locomoção do monge pela cidade. Além disso, o líder budista quer tudo muito simples, e irá dormir no chão.

Entre quinta e sábado, estão previstas seis atividades para públicos com distintos níveis de envolvimento com o budismo --de curiosos a iniciados.

Os eventos do lama são programados de forma a manter a rotina ortodoxa. Ele se recolhe às 17h e acorda às 4h.

Roteiro

Nesta quinta-feira (27), das 10h às 16h, o líder religioso se reúne com outros monges. O encontro acontece no Templo Zu Lai, em Cotia (Grande São Paulo).

No dia seguinte (28), o lama vai ao Palácio das Convenções do Anhembi, sob a temática "Compaixão e sabedoria". O evento começa às 9h30 e vai às 16h30.

No sábado (29), das 10h às 12h, ele falará sobre "Poder da Compaixão" no ginásio do Ibirapuera, cuja capacidade é de 11 mil pessoas. Quinze minutos depois o líder passará meia hora na inauguração do "Espaço Gandhi", na praça Túlio Fontoura (zona sul).

A visita tibetana ao Brasil termina com uma celebração inter-religiosa em co-realização com a Arquidiocese de São Paulo na praça da Sé. As vagas ao evento --que acontece das 15h às 17h-- são ilimitadas e a entrada é franca.

Leia mais
  • Para tibetanos, Tibete pode sumir sem dalai-lama

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o dalai-lama
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página