Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 11h27

Exposição suíça reflete influência gay na sociedade

Publicidade

da Efe, em Genebra

A influência do estilo e da estética gays na vida diária da sociedade é analisada em uma exposição do Museu de Design de Zurique que a partir desta semana até 16 de julho oferece um novo olhar sobre os clichês e estereótipos relacionados aos gays.

"A exposição cria um diálogo visual mostrando não somente como o gay influencia a publicidade, a moda, os meios de comunicação, o cinema e a música pop, mas também o significado histórico de figuras como a de dandy ou de tendências como a do estilo garçonne", afirmam os organizadores.

Segundo os organizadores da mostra, a razão dessa conquista e da transformação de uma subcultura em uma corrente principal é que a população começou a perceber os homossexuais e as lésbicas de maneira distinta.

Os organizadores também ressaltaram que as pessoas gostam de brincar com os modelos masculino e feminino e a influência mútua exercida pelos estilos de vida homossexuais e heterossexuais.

Filmes como "O segredo de Brokeback Mountain" e "Capote", anúncios com referências homoeróticas nas campanhas de estilistas como Calvin Klein e novos hábitos que deixaram de ser incomuns, como a depilação masculina, são, segundo o museu, exemplos desse aparente cruzamento de barreiras, artifício de uma cultura que "afeta nossa vida mais do que pensamos".

Leia mais
  • Análise: "Brokeback" traz risco de onda homofóbica?
  • Hollywood ainda despreza gays, diz ator de Gandalf

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vaticano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página