Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 11h46

Billboard Latino premia Shakira; RBD apóia imigrantes

Publicidade

da France Presse, em Miami

A colombiana Shakira ganhou cinco prêmios Billboard Latinos na cerimônia realizada nesta quinta-feira. O porto-riquenho Daddy Yankee, grande favorito da noite com dez indicações, foi premiado em apenas três categorias.

A diva latina do rock também foi reconhecida por seu trabalho com a "Fundación Pies Descalzos", dedicada a ajudar as crianças deslocadas pelo conflito interno de quatro décadas em sua terra natal. "Há pessoas que fazem muito mais do que eu, e estou pensando nesses professores rurais e religiosos que caminham quilômetros e quilômetros para chegar a zonas violentas em meu país e em muitos lugares do mundo [...] que vivem anonimamente o drama da exclusão, da desigualdade e da pobreza", disse ela, nos agradecimentos.

AP Photo
Shakira com Wyclef Jean durante a premiação
Shakira com Wyclef Jean durante a premiação
Entre outros prêmios, Shakira venceu nas categorias de álbum do ano feminino por "Fijación Oral Vol.1". Com o espanhol Alejandro Sanz, foi vencedora com o sucesso "La Tortura", nas categorias tema do ano, canção mais difundida e ringtone (toque de celular) do ano.

O favorito da noite, Daddy Yankee, levou apenas três dos dez prêmios aos quais estava indicado, entre eles o de melhor álbum de reggaeton, com "Barrio Fino: En Directo", cuja versão em estúdio gerou o hit "Gasolina".

Os produtores de "Gasolina", o duo dominicano Luny Tunes, foram premiados como produtor do ano. Francisco Saldaña "Luny" agradeceu ao público por apoiar "um gênero que saiu da periferia", freqüentemente censurado em vários países por letras violentas e que falam de sexo.

Política

Também não faltou um tom de política em alguns momentos da festa. O porto-riquenho Luis Fonsi e o venezuelano Ricardo Montaner cantaram juntos uma música cuja letra dizia: "não me chame de estrangeiro".

Já Christian, um dos integrantes do popular grupo juvenil mexicano RBD, disse "mexicanos e latinos, estamos com vocês", ao receber o prêmio de álbum pop do ano (grupo), por "Rebelde". A declaração foi feita em alusão à polêmica questão migratória atualmente em discussão nos EUA. O RBD ganhou ainda os prêmios de público e álbum pop do ano (novo).

Outros ganhadores foram o dominicano Andy Andy, com melhor álbum tropical masculino e tropical novo, além de tema tropical mais difundido por "Ironía", e o colombiano Juanes, com três prêmios, entre eles artista do ano e compositor do ano.

A cerimônia teve shows de Shakira, Daddy Yankee, os cubanos do hip-hop Orishas e o "Caballero de la Salsa", o porto-riquenho Gilberto Santa Rosa.

Leia mais
  • Confira a lista dos ganhadores do Billboard Latino

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Shakira
  • Leia o que já foi publicado sobre o RBD
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página