Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2006 - 11h49

Mostra exibe ícones do cinema nordestino em SP

Publicidade

da Folha Online

De 2 a 4 de junho (sexta a domingo) acontece a 1ª Mostra de Cinema Nordestino, que leva a salas de Pinheiros e Guaianazes, na capital, e Diadema e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ícones da produção cinematográfica do Nordeste brasileiro. Na programação estão filmes de ficção e documentários.

"Baile Perfumado" (1997), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, "Corisco e Dadá" (1996), de Rosemberg Cariry, e "Amarelo Manga" (2002), de Cláudio Assis, estão entre os títulos mais conhecidos da mostra, que tem ainda "Aitaré da Praia" (1925), filme mudo de Gentil Roiz e Ary Severo. Roiz é conhecido por ser um dos fundadores do chamado Ciclo do Recife, um dos vários ciclos regionais ocorridos antes da chegada do cinema sonoro ao Brasil. Ator, produtor e roteirista, Roiz foi o primeiro a rodar um longa-metragem na capital pernambucana.

"Recife de Dentro pra Fora", "Maracatu, Maracatus", "Hip Hop com Dendê", "A Canga" e "Simião Martiniano - O Camelô do Cinema" também estão na programação. Haverá ainda também a performance do cineasta pernambucano Hermano Figueiredo, conhecido por exibir filmes em "telas não-convencionais", como redes de dormir, velas de jangada, barrigas de vaca e outras. O cineasta exibirá curtas-metragens nordestinos interagindo com a platéia.

O evento, realizado pela MAC Media, Arte e Conhecimento, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, reunirá ao todo 43 produções. A sessão de abertura acontece no dia 1º de junho, às 20h, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no Brás (centro da capital). Haverá performance de Figueiredo e exibição de "Aitaré da Praia".

Confira os locais de exibição:

- Guaianazes: CEU Jambeiro (av. José Pinheiro Borges, 60)
- Pinheiros: Espaço Cultural Território Brasil (r. Mateus Grou, 580)
- Diadema: Centro Cultural de Diadema (r. Graciosa, 300, pça, da Moça)
- Taboão da Serra: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Ferreira Paes (r. José Pedro Nogueira Filho, 210, Pirajussara)

1ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino
Quando: de 2 a 4 de junho. Abertura no dia 1º, às 20h, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi (av. Rangel Pestana, 2.401, Brás)
Quanto: grátis
Informações sobre a programação: (0/xx/11) 3773-4233

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cinema nordestino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página