Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 16h33

Compositor e pianista Billy Preston morre nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O compositor e pianista Billy Preston, lenda do blues e do rock que colaborou com os Beatles e os Rolling Stones, além da sólida carreira solo, morreu aos 59 anos em Scottsdale, Arizona (EUA). O artista estava em coma desde novembro e foi transferido para um hospital no sábado, após seu quadro de saúde piorar.

AP Photo
Pianista morreu no Arizona (EUA)
Pianista morreu no Arizona (EUA)
De acordo com sua empresária, Joyce Moore, Preston sofria de insuficiência renal e chegou a fazer um transplante em 2002. O órgão recebido, porém, sofreu falência e o músico teve de se manter realizando sessões de diálise.

Preston esteve entre os músicos que participaram dos arranjos de clássicos como "Get Back", dos Beatles, e "Can't You Hear Me Knocking?", do Rolling Stones. A parceria com os Beatles começou em 1969, quando o amigo George Harrison o convidou a tocar no filme "Let It Be".

Sua carreira solo se firmou nos anos 70. Em 1973, ganhou o Grammy de melhor disco instrumental por "Outta Space". A lista de artistas com quem tocou inclui também Red Hot Chili Peppers, Eric Clapton, Sammy Davis Jr., Sly Stone, Aretha Franklin, George Harrison, Jackson Five, Quincy Jones e Bob Dylan.

Leia mais
  • Ray Charles, com indicação póstuma, é o grande vencedor do Grammy 2005
  • Billy Preston vai liderar homenagem a Ray Charles no Grammy

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Billy Preston
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página