Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2006 - 11h01

"Outra Memória" conta histórias de Santa Catarina no cinema

Publicidade

da Folha Online

Um episódio da história de Santa Catarina chega às telas de cinema nesta sexta-feira (9) --em São Paulo, o filme estréia no Reserva Cultural. Trata-se de "Outra Memória", longa-metragem do catarinense Chico Faganello visto pela primeira vez em 2005, durante o 155º aniversário de Blumenau.

Produzido em Santa Catarina, o filme é uma ficção histórica que questiona temas polêmicos, como o nazismo, o genocídio indígena e o papel do colonizador europeu no Sul do Brasil.

Divulgação
Edith Gaertner (1882-1967), atriz de Blumenau (SC), é retratada no longa "Outra Memória"
Edith Gaertner (1882-1967), atriz de Blumenau (SC), é retratada no longa "Outra Memória"
De pano de fundo, porém, há vidas reais. Além do químico e filósofo Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-99), aparece Edith Gaertner (1882-1967), atriz de Blumenau (SC), que viaja no início do século 20 para a Europa em busca do sucesso nos palcos da Alemanha e Polônia e, quando volta à terra natal ,traz na mala um quadro de Hitler, que a acompanha até sua morte.

O diretor, também documentarista, utiliza filmes e fotos antigas para rememorar os tempos passados. O resgate e a recuperação de filmes dos anos 20, 30, 50 e 60 --inclusive curtas-metragens de propaganda nazista-- só foram possíveis através da parceria com uma ONG americana, a Américas Film Conservancy (AFC), de Los Angeles.

Captado em digital, o filme de Faganello será exibido nas principais capitais no formato High Definition (HD). No segundo semestre, "Outra Memória" será lançado em DVD com versões em seis idiomas, já de olho no mercado internacional.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Chico Faganello
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página