Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 09h36

8ª Bienal de Design Gráfico e 1ª Bienal de Design começam em SP

Publicidade

MARIO GIOIA
da Folha de S.Paulo

O design está em alta em São Paulo nesta semana. A 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, tradicional evento da área, é aberta hoje para convidados, a partir das 19h30, no Memorial da América Latina.

Um novo evento, a 1ª Bienal Brasileira de Design, abre suas portas ao público já hoje, na Oca. Na mostra, são exibidas cerca de 600 peças de design de produto e de comunicação, com peças de nomes como John Graz, Claudia Moreira Salles e os irmãos Campana.

Divulgação
Projeto de livro ilustrado de Guilherme Rodrigues
Projeto de livro ilustrado de Guilherme Rodrigues
Há também na cidade uma exposição de artista gráfico de peso: o Centro Universitário Maria Antonia exibe projetos nessa área de Amilcar de Castro (1920-2002), conhecido por suas esculturas geométricas.

As três exposições parecem refletir o bom momento pelo qual passa o design brasileiro, que vai conquistando reconhecimento internacional e presenciando a valorização de criadores históricos, como Sergio Rodrigues, José Zanine Caldas (1919-2001) e Lina Bo Bardi (1914-1992).

Divulgação
Papéis de carta promocionais, de autoria de Vicente Gil
Papéis de carta promocionais, de autoria de Vicente Gil
A mostra de design gráfico também apresenta os impasses da produção recente, que já começa a questionar a prevalência da cultura digital e do computador em seus trabalhos.

"Há claramente uma tendência de os profissionais utilizarem o artesanal. São inseridas referências a desenhos, texturas e tipografias manuais, como se fosse uma reação à overdose de procedimentos utilizados à exaustão pelo computador", avalia o designer Marco Aurélio Kato, um dos curadores da 8ª Bienal, ao lado de André Stolarski, Bruno Porto e Fernanda Martins.

Tal tendência pode ser vista em projetos premiados, como a criação de uma tipografia, chamada Urupety, que se baseia em escritas rupestres. O projeto é dos estudantes Carlos Henrique Muller e Edson Marques Júnior, sob orientação do professor Renato Bertao, do Centro Universitário Positivo, de Curitiba (PR).

Divulgação
"Tudo de Novo Novamente", do estúdio Crop
"Tudo de Novo Novamente", do estúdio Crop
Outro exemplo é a sinalização da Escola Viva, em São Paulo, projeto do escritório Rex Design, no qual a identificação das classes se apropria dos desenhos dos próprios alunos.

O Paraná é uma das surpresas do evento, com 17 trabalhos incluídos entre os 309 expostos. São Paulo é de onde vem o maior número de projetos (167), seguido do Rio (67) e de Minas Gerais (31). No total, foram inscritos 2.306 trabalhos.

Para este ano, a bienal gráfica optou por dividir a mostra em 12 eixos, alguns dos quais se alinham com a tendência "artesanal" explicada por Kato, como "Explorando a Informalidade" e "Investigando o Brasil".

Daniel Kfouri/Folha Imagem
Montagem da 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico na galeria Marta Traba
Montagem da 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico na galeria Marta Traba
Ao mesmo tempo, a mostra contempla a disseminação da cultura digital em seções como "Acumulando Signos", cujo texto de apresentação considera que "o computador destrava um arsenal de colagens, ruídos e sobreposições gráficas".

Na Oca, no parque Ibirapuera, além dos brasileiros, a 1ª Bienal Brasileira de Design, traz uma homenagem à designer francesa Charlotte Perriand (1903-1999), que assinou vários interiores de projetos do arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965). A mostra foi exibida em Paris (no Beaubourg) neste ano.


8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico
Quando: ter. a sex., das 9h às 20h; sáb. e dom., das 9h às 18h; abertura hoje, às 19h30 (para convidados)
Onde: Memorial da América Latina - galeria Marta Traba (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 5, SP, tel. 0/xx/11 3823-4600)
Quanto: grátis

1ª Bienal Brasileira de Design
Quando: ter. a dom., das 10h às 21h
Onde: Oca (pq. Ibirapuera, portão 2, SP, tel. 0/xx/11/4003-2245)
Quanto: grátis

Amilcar de Castro
Onde: Centro Universitário Maria Antonia (r. Maria Antonia, 294, SP, tel. 0/xx/11 3255-7182)
Quanto: grátis

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre design
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página