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18/06/2006
-
09h30
ALCINO LEITE NETO
VIVIAN WHITEMAN
da Folha de S.Paulo
Não é apenas no futebol que o Brasil tem um time de craques tão requisitados. As modelos brasileiras formam também um escrete de prestígio internacional, são disputadas uma a uma pelas grandes grifes e têm status de estrelas.
No próximo mês, a São Paulo Fashion Week (SPFW) vai lançar um calendário com imagens de 25 das principais tops do país e um filme sobre estas garotas que seduzem tanto o mundo da moda.
As fotos do calendário, em discreto preto-e-branco, mostram as modelos em geral seminuas, revelando ora um seio, ora os dois, ora as pernas muito esguias, ora quase tudo para a câmera de Bob Wolfenson, que deixou todas elas deslumbrantes, com a ajuda de Giovanni Bianco (na direção de arte) e de Duda Molinos (beleza).
Carol Trentini, Isabeli Fontana, Jeísa Chiminazzo, Raica, Gisele Bündchen, Marcelle Bittar, Shirley Mallmann, Luciana Curtis, Jéssica Pauletto e Camila Finn são algumas das estrelas do calendário e do longa-metragem dirigido por Richard Luiz, que registrou depoimentos das modelos e foi atrás da história pessoal de várias delas.
"Só o Brasil pode ter um time inteiro de modelos de sucesso internacional. São garotas que, de repente, com menos de 20 anos, ganham fama mundial e passam a receber uma fortuna. Todas elas nasceram na São Paulo Fashion Week. O calendário e o filme são uma homenagem a essas meninas", diz o empresário Paulo Borges, diretor da SPFW e idealizador do projeto com as modelos.
O lançamento do calendário será durante a próxima temporada de verão da SPFW, entre 12 e 18 de julho, com uma festa com a presença de várias das tops. Depois, o calendário será vendido nas livrarias. O filme passa no canal a cabo GNT antes de ser lançado para venda em DVD, em novembro.
África pop
Os lançamentos devem agitar a abertura da SPFW, cujo tema desta estação será a África. "Não a África étnica ou primitiva, mas aquela que influenciou na miscigenação brasileira e tem coisas a dizer para o futuro", afirma Borges. Ele prepara ainda um show multiétnico de música para a véspera da abertura do evento. Os participantes ainda não estão definidos.
Inspirados nas criativas soluções arquitetônicas adotadas pela população das favelas de Soweto, em Johannesburgo (África do Sul), a diretora e cenógrafa Daniela Thomas e o arquiteto Felipe Tassara estão criando os ambientes do Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, onde acontecem os desfiles. "A SPFW vai traduzir a herança africana e toda a sua energia numa linguagem pop, criando um mix entre passado e atualidade", define Borges.
Nova revista de moda
O empresário viajou duas vezes à África do Sul. Na primeira, em abril passado, levou um time de 13 pessoas, para pesquisas sobre moda, cultura e estilo.
Na segunda vez, em maio, levou nove convidados -modelos, equipe fotográfica e produtores para realizar os editoriais da revista "FFW Mag!" (Fast Forward Magazine), que Borges vai lançar durante a semana de moda paulista.
Entre as locações africanas dos editoriais, estão as ruas de Soweto, o Museu do Ouro e as paisagens das savanas. Nas fotos, as tops brasileiras Emanuela de Paula e Solange Wilvert foram clicadas por Gui Paganini com looks que estarão nas passarelas da SPFW.
A revista, que terá 300 páginas e será vendida em bancas, terá uma entrevista com o cineasta Fernando Meirelles (que filmou "O Jardineiro Fiel" no Quênia) e artigos de Gilberto Gil e da top Naomi Campbell, que escreveu sobre a sua relação com Nelson Mandela.
A "FFW Mag!" terá tiragem trimestral, e o segundo número já está com tema definido: vai mostrar como as influências africanas aparecem no cotidiano da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
Desfile no Copa
A temporada de verão do SPFW vai apresentar 50 desfiles em sete dias. Uma nova grife estréia no evento --a do grupo carioca O Estúdio, especializado em design e moda, que vai transformar seu desfile em um espetáculo multimídia.
Foram convidados dois estilistas portugueses para a maratona no Ibirapuera --Miguel Vieira e Anabela Baldaque, que mostrarão suas coleções fora do calendário oficial. Duas grifes deixaram a SPFW: a Sommer, que passou para o Fashion Rio, e a Rosa Chá, que resolveu desfilar apenas em Nova York.
A Luminosidade, empresa que produz a SPFW, também está organizando o Rio Moda Alto Verão, no qual serão lançadas coleções de 26 grifes, em novembro. Borges ainda não bateu o martelo, mas o evento deve acontecer dentro de uma ala do hotel Copacabana Palace que acaba de ser reformada.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo Fashion Week
SPFW lança calendário e DVD com modelos brasileiras
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VIVIAN WHITEMAN
da Folha de S.Paulo
Não é apenas no futebol que o Brasil tem um time de craques tão requisitados. As modelos brasileiras formam também um escrete de prestígio internacional, são disputadas uma a uma pelas grandes grifes e têm status de estrelas.
No próximo mês, a São Paulo Fashion Week (SPFW) vai lançar um calendário com imagens de 25 das principais tops do país e um filme sobre estas garotas que seduzem tanto o mundo da moda.
As fotos do calendário, em discreto preto-e-branco, mostram as modelos em geral seminuas, revelando ora um seio, ora os dois, ora as pernas muito esguias, ora quase tudo para a câmera de Bob Wolfenson, que deixou todas elas deslumbrantes, com a ajuda de Giovanni Bianco (na direção de arte) e de Duda Molinos (beleza).
Divulgação |
A modelo Isabeli Fontana |
"Só o Brasil pode ter um time inteiro de modelos de sucesso internacional. São garotas que, de repente, com menos de 20 anos, ganham fama mundial e passam a receber uma fortuna. Todas elas nasceram na São Paulo Fashion Week. O calendário e o filme são uma homenagem a essas meninas", diz o empresário Paulo Borges, diretor da SPFW e idealizador do projeto com as modelos.
O lançamento do calendário será durante a próxima temporada de verão da SPFW, entre 12 e 18 de julho, com uma festa com a presença de várias das tops. Depois, o calendário será vendido nas livrarias. O filme passa no canal a cabo GNT antes de ser lançado para venda em DVD, em novembro.
África pop
Os lançamentos devem agitar a abertura da SPFW, cujo tema desta estação será a África. "Não a África étnica ou primitiva, mas aquela que influenciou na miscigenação brasileira e tem coisas a dizer para o futuro", afirma Borges. Ele prepara ainda um show multiétnico de música para a véspera da abertura do evento. Os participantes ainda não estão definidos.
Inspirados nas criativas soluções arquitetônicas adotadas pela população das favelas de Soweto, em Johannesburgo (África do Sul), a diretora e cenógrafa Daniela Thomas e o arquiteto Felipe Tassara estão criando os ambientes do Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, onde acontecem os desfiles. "A SPFW vai traduzir a herança africana e toda a sua energia numa linguagem pop, criando um mix entre passado e atualidade", define Borges.
Nova revista de moda
O empresário viajou duas vezes à África do Sul. Na primeira, em abril passado, levou um time de 13 pessoas, para pesquisas sobre moda, cultura e estilo.
Na segunda vez, em maio, levou nove convidados -modelos, equipe fotográfica e produtores para realizar os editoriais da revista "FFW Mag!" (Fast Forward Magazine), que Borges vai lançar durante a semana de moda paulista.
Entre as locações africanas dos editoriais, estão as ruas de Soweto, o Museu do Ouro e as paisagens das savanas. Nas fotos, as tops brasileiras Emanuela de Paula e Solange Wilvert foram clicadas por Gui Paganini com looks que estarão nas passarelas da SPFW.
A revista, que terá 300 páginas e será vendida em bancas, terá uma entrevista com o cineasta Fernando Meirelles (que filmou "O Jardineiro Fiel" no Quênia) e artigos de Gilberto Gil e da top Naomi Campbell, que escreveu sobre a sua relação com Nelson Mandela.
A "FFW Mag!" terá tiragem trimestral, e o segundo número já está com tema definido: vai mostrar como as influências africanas aparecem no cotidiano da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
Desfile no Copa
A temporada de verão do SPFW vai apresentar 50 desfiles em sete dias. Uma nova grife estréia no evento --a do grupo carioca O Estúdio, especializado em design e moda, que vai transformar seu desfile em um espetáculo multimídia.
Foram convidados dois estilistas portugueses para a maratona no Ibirapuera --Miguel Vieira e Anabela Baldaque, que mostrarão suas coleções fora do calendário oficial. Duas grifes deixaram a SPFW: a Sommer, que passou para o Fashion Rio, e a Rosa Chá, que resolveu desfilar apenas em Nova York.
A Luminosidade, empresa que produz a SPFW, também está organizando o Rio Moda Alto Verão, no qual serão lançadas coleções de 26 grifes, em novembro. Borges ainda não bateu o martelo, mas o evento deve acontecer dentro de uma ala do hotel Copacabana Palace que acaba de ser reformada.
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