Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2006 - 15h36

Diretor de "Nove Rainhas" morre em quarto de hotel em SP

Publicidade

da Folha Online

O cineasta argentino Fabián Bielinsky, 47, diretor de "Nove Rainhas" (2000), morreu ontem (28) à noite no quarto de um hotel na capital paulista. Ele sofreu um ataque cardíaco. O diretor estava no Brasil escolhendo atores para atuar em comerciais.

De acordo com a embaixada argentina no Brasil, Bielinsky havia se hospedado no hotel Marriot. Ele estava sozinho no quarto, que estava trancado por dentro. Os funcionários do estabelecimento tiveram de arrombar a porta do quarto.

Divulgação
Diretor morreu em hotel na capital paulista
Diretor morreu em hotel na capital paulista
Pessoas que estiveram com o diretor ontem deverão ser ouvidas. Até o início da tarde desta quinta-feira ainda não havia sido realizada a autópsia. De acordo com a agência Ansa, o motivo seria a religião do cineasta, que era judeu.

O consulado argentino em São Paulo e uma pessoa ligada ao cineasta, cujo nome não foi divulgado, estão organizando os trâmites para levar o corpo de volta à Argentina.

Bielinsky nasceu em 3 de fevereiro de 1959 em Buenos Aires. Ele se formou em 1983 no Instituto Nacional de Cinematografia e trabalhou durante mais de 15 anos como ajudante de direção em cinema e publicidade.

Divulgação
Cena do filme "Nove Rainhas", sucesso do cineasta argentino que morreu em SP
Cena do filme "Nove Rainhas", sucesso do cineasta argentino que morreu em SP
Em 1998, obteve o primeiro prêmio no concurso de novos talentos organizado pela produtora Patagonik Film Group, o que lhe permitiu realizar seu filme de estréia, "Nove Rainhas", que conta a história de dois gatunos que tentam roubar uma coleção rara de selos. O longa recebeu diversos prêmios internacionais, em festivais como os de Biarritz, Bogotá, Lima e Oslo.

Na última segunda-feira, foi premiado na Argentina por seu último filme, "El Aura" (2005). Seu longa recebeu seis estatuetas no Cóndor de Plata, entre elas as de melhor diretor, ator (Ricardo Darín) e filme.

Com agências internacionais

Leia mais
  • "Nove Rainhas": filme argentino conta suas verdades e mentiras

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fabián Bielinsky
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página