Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2006 - 11h42

David Lynch receberá Leão de Ouro na Mostra de Veneza

Publicidade

da Ansa, em Veneza

A Bienal de Veneza, presidida por Davide Croff, aceitou a proposta de Marco Müller, diretor da Mostra de Veneza, de atribuir ao diretor norte-americano David Lynch o Leão de Ouro por sua carreira na 63ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica, que ocorrerá em Veneza de 30 de agosto a 9 setembro de 2006.

O anúncio foi feito em uma nota da própria Bienal. O prêmio será dado ao diretor em 6 de setembro, por ocasião da noite de gala para a projeção de seu novo filme, "Inland Empire", na Sala Grande do Palazzo del Cinema.

De acordo com a nota, David Lynch é um dos diretores que mais influenciaram, com seu estilo visionário e inquietante, o imaginário contemporâneo, seguindo um percurso artístico coerente com os limites da indústria hollywoodiana, e facinando com o seu experimentalismo também o grande público.

Lynch é indicado como o precursor do novo cinema independente norte-americano, tendo aberto caminho para diretores como os Coen, Jim Jarmush, Spike Lee, Quentin Tarantino, e fora dos Estados Unidos, entre outros, Jane Campion. Dentre os grandes admiradores de Lynch estão Stanley Kubrick e Bernardo Bertolucci.

Kubrick possuía uma cópia de "Eraserhead" --o filme que em 1977 revelou Lynch para a crítica mundial--, que projetava periodicamente em sua vila na Inglaterra, afirmando que era o único filme de outro diretor que ele gostaria de ter dirigido.

Já Bertolucci, presidente do júri do Festival de Cannes de 1990, que muitos indicaram como o verdadeiro inspirador do veredito que assegurou a Palma de Ouro a "Coração Selvagem", ressaltou, na época, como o filme de Lynch possuía uma força "impressionante".

Leia mais
  • David Lynch pede divórcio um mês após casamento

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre David Lynch
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página