Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 09h49

Tops da moda que desfilam na SPFW apóiam cotas para negros

Publicidade

CAMILA YAHN
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Chegou a vez das tops Emanuela de Paula, Rojane Fradique e Carmelita, três das mais belas modelos negras do país. Destaques no Fashion Rio, em junho, elas prometem repetir o sucesso na SPFW.

A baiana Rojane, 19, é o corpo da estação --perfeitamente torneado e rígido, mantido graças a freqüentes sessões de ginástica. Engajada, ela reclama do fato de as modelos negras só aparecerem nas passarelas no verão. "É como se o inverno dos negros não existisse. Espero que isso mude", diz.

Folha Imagem
As modelos Carmelita, Rojane e Emanuela
As modelos Carmelita, Rojane e Emanuela
Carmelita e Emanuela não vêem essa exclusão como preconceito, mas, sim, como adequação ao perfil da estação. "Nós combinamos com o verão mesmo", afirma Emanuela, de Cabo de Santo Agostinho (perto de Recife) e candidata a musa do verão 2007. "Imagine uma branquela de biquíni!", brinca. Recentemente, ela fotografou as campanhas da M.A.C e Gap Body.

Carmelita, 21, vem de Itabira (MG). Quando perdeu os pais, aos dois anos, foi adotada por um tio. Foi criada no interior e chegou em São Paulo há pouco mais de um ano.

Com histórias diferentes, as três têm um dilema em comum: tentam, a duras penas, concluir seus estudos. Emanuela terminou o 3º ano colegial via internet, de Nova York, onde vive atualmente. Rojane ainda faz o 2º ano. Em casa mesmo.

Todas as três são a favor de cotas para negros no ensino e no mercado de trabalho. "Está na hora de mexer na história do racismo. Este projeto deve trazer mais oportunidades aos negros", afirma Carmelita. Rojane concorda: "Quem é contra não está querendo que a gente se desenvolva. De tão discriminados, os negros ficam com receio de se apresentar numa empresa ou faculdade", diz. Para Emanuela, o projeto das cotas "é um bom incentivo na luta contra o preconceito".

Claro que elas estão orgulhosas com a escolha da África como tema da SPFW. "Os negros poderão ser mais valorizados. Antes era só loiro, loiro, loiro", diz Carmelita. "Os modelos negros vão bombar nesta edição", dispara Emanuela.

Leia mais
  • SP Fashion Week começa sem estrelas nas passarelas
  • SPFW busca inspiração na cultura africana do passado e do presente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a SPFW
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página