Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2006 - 15h37

Holanda celebra 400º aniversário de Rembrandt com eventos

Publicidade

da Efe, em Leiden (Holanda)

A Holanda comemora neste fim de semana o 400º aniversário do nascimento de Rembrandt van Rijn, o filho de um moleiro de Leiden que se transformou no maior nome da história da pintura holandesa.

A cidade natal de Rembrandt, onde nasceu em 15 de julho de 1606, será palco durante o fim de semana de um festival de música do século 17. Já Amsterdã, a cidade que o artista escolheu para instalar seu estúdio, estreará neste sábado um musical sobre a vida do artista do Século de Ouro.

Nesta produção, o pintor é apresentado como um lutador que sempre confiou na qualidade de seu trabalho, mesmo depois de ir à falência, após a glória de seus primeiros anos na atual capital da Holanda, para a qual se mudou em 1631.

Os momentos de riqueza foram abaixo após a morte de sua esposa, Saskia Uylenburgh, com a qual se casou em 1634. A reputação social de Rembrandt se deteriorou, devido a suas relações com várias mulheres com as quais não era casado, algo muito mal visto pela burguesia puritana da época.

Por causa dessa vida considerada libertina, os grandes senhores para os quais Rembrant trabalhava deixaram de encomendar-lhe quadros, o que, junto com os hábitos perdulários do artista, acabaram levando-lhe à falência.

Recriando a época à perfeição, o musical mostra o declive econômico do autor de "A Ronda da Noite" (1642).

Os últimos anos da vida de Rembrandt dão ao musical um tom dramático, em meio à epidemia de peste que atingiu a Europa em 1663 e que tirou a vida de sua esposa Hendrickje Stoffels, e de seu filho Tito.

Inauguradas pela rainha Beatrix em 15 de dezembro, as atividades culturais por ocasião do "ano Rembrandt" se prolongarão até fevereiro de 2007. Nessa data será encerrada a exposição "O Rembrandt judeu", que poderá ser vista a partir de novembro.

Esta exposição tenta documentar com obras e documentos o porquê do pintor holandês ser descrito em diversas ocasiões como um artista judeu, mesmo sem sê-lo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rembrandt
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página