Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2006 - 18h33

Cantor português lança DVD com legenda para brasileiros

Publicidade

da Lusa, em Lisboa

O cantor português Luís Represas comemora 30 anos de carreira com o lançamento de seu primeiro DVD, "A história toda", que traz 25 músicas gravadas em um show no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, um documentário e muitas fotografias.

O DVD é legendado em português e espanhol porque será distribuído também em Cuba e no Brasil --onde, segundo Represas, "há entendimentos diferentes" da língua portuguesa.

Luís Represas definiu o trabalho como o "DVD de um concerto, com um alinhamento específico, visando provocar uma curva emocional". "O que as pessoas levam para casa é um espetáculo, que é aquilo que eu gosto de fazer, estar em palco, lidar com o risco e com a emoção", afirmou Represas, que lançará um disco com canções originais no ano que vem.

O cantor e compositor português começou no grupo Trovante, que ele define como "uma escola de música e de vida". E é justamente com uma música do Trovante que Represas abre o DVD, "Balada a sete saias".

Cuba e Brasil

Em suas canções solo, Luís Represas afirma gostar de "cruzar informação e influências com outras pessoas, majoritariamente ao sul, uma identificação que tem a ver com o código genético" --lembrando que, quando criança em Lisboa, olhava da varanda "o rio Tejo, os barcos que chegavam ou partiam". "Isso criou em mim a vontade de viajar musicalmente, além de carregarmos os 500 anos em que andamos pelo mundo todo", explica.

Luís Represas tem gravado e se apresentado com nomes da música cubana, como Mário Lúcio, Manecas Costa, Miguel Nuñez e Pablo Milanés. Em Cuba, afirma, sente-se "em casa, mais até do que no Brasil", uma influência perceptível em "Olhos", música incluída neste DVD.

Sobre "Olhos", aliás, o cantor lembra uma das muitas histórias de sua carreira: "Atuava em São Paulo, no Brasil, com a Daniela Mercury, para 40 mil pessoas, e aos primeiros acordes de 'Olhos' algumas pessoas da frente começaram a levantar os braços e a dançar como se fosse folclore, a gozar com o tuga (português), mas depois entenderam e entraram na onda da música". Segundo ele, ainda há "um certo preconceito" com a música de Portugal, "onde o fado continua sendo o referencial".

Represas aposta na plataforma lusófona como "um fantástico campo de miscigenação e cruzamento de culturas, tendo como pólo uma mesma língua", e acredita que música é um bom vetor para isso.

Leia mais
  • Erramos: Cantor português lança DVD com legenda para brasileiros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre música portuguesa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página