Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2006 - 10h19

Após flagrante, Mel Gibson inicia programa de reabilitação

Publicidade

da Folha Online

O ator Mel Gibson, 50, mergulhado em um escândalo após ter sido detido por dirigir embriagado, agredir verbalmente os policiais que o prenderam e proferir frases anti-semitas, decidiu iniciar um programa de reabilitação, afirmou seu porta-voz, Alan Nierob.

Gibson foi detido por dirigir a 140 km/h, 75 km/h acima da velocidade máxima permitida na estrada de Malibu, o balneário mais famoso do Pacífico californiano, a 25 km de Los Angeles, onde o astro tem uma casa.

Segundo informou a polícia, o nível de álcool no sangue de Gibson no momento de sua detenção era de 0,12%, quando o limite legal é de 0,08%. No carro dele, um Lexus LS, foi encontrada uma garrafa de tequila. O ator foi liberado logo em seguida após pagamento de uma fiança de US$ 5 mil.

AP Photo
Ator Mel Gibson decidiu iniciar um programa de reabilitação após dirigir embriagado
Ator Mel Gibson decidiu iniciar um programa de reabilitação após dirigir embriagado
Um dia após a prisão, ocorrida na última sexta, o ator tentou acalmar a polêmica com um pedido público de desculpas e admitiu que há anos tem problemas com o alcoolismo. O diretor de "A Paixão de Cristo" também pediu perdão, em comunicado, por ter feito comentários "desprezíveis" aos policiais que o detiveram.

"Comportei-me como uma pessoa completamente fora de controle", disse, em comunicado emitido por sua assessoria. A polícia não informou o que Gibson disse exatamente após a prisão.

"Fiquei envergonhado e envergonhei minha família com esse comportamento, e por isso estou profundamente triste", acrescentou o ator e diretor na nota, na qual declarou ter travado uma "batalha contra a doença do alcoolismo durante toda a vida adulta."

O alcoolismo foi incorporado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) à Classificação Internacional das Doenças em 1967, a partir da 8ª Conferência Mundial de Saúde. Segundo a entidade, cerca de 10% da população nos Estados Unidos sofre de problemas ligados ao álcool. Outro número dá conta de que a maior parte dos acidentes de trânsito no mundo estão ligados à bebida.

A detenção de Gibson na sexta-feira foi a segunda por condução sob efeitos do álcool. A primeira foi no Canadá, há mais de 20 anos, durante as filmagens de "Mrs. Soffell" (1984).

O ator americano de origem australiana é um católico tradicionalista que gerou polêmica em 2004 com seu controvertido filme "A Paixão de Cristo", que descreve as últimas horas da vida de Jesus. Por conta da produção, ele chegou a ser acusado de anti-semita. Gibson ganhou o Oscar de melhor diretor com o filme "Coração Valente", em 1995, no qual também atuou.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Mel Gibson vira alvo de críticas por dirigir bêbado nos EUA
  • Mel Gibson pede desculpas por dirigir bêbado
  • Lista dos mais ricos de Los Angeles tem Gibson e Spielberg

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mel Gibson
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página