Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2006 - 11h16

Pictograma de 7.000 anos pode ser ancestral da escrita linear

Publicidade

da Efe, em Sófia

Uma tabuleta de barro com um pictograma que data do início do quinto milênio antes de Cristo, encontrada no sul da Bulgária, pode ser o protótipo da escrita linear, uma vez que é a peça mais antiga na Europa com essas características.

A tabuleta mede 7 centímetros de altura e 8 centímetros de largura, tem 1,3 centímetro de espessura e está dividida em cinco áreas, informou a imprensa búlgara. Cada setor, por sua vez, tem duas partes, com símbolos separados por linhas horizontais e verticais.

"No pictograma há um total de dez sinais divididos em cinco grupos. Podemos supor que há conceitos inteiros codificados em cada um dos campos", afirmou à imprensa o arqueólogo Nikolay Ovcharov.

Na tabuleta há um círculo, que os analistas interpretam como um símbolo do culto ao sol, e vários losangos e triângulos, que representam a deusa mãe e a fertilidade. O desenho mais surpreendente, porém, é uma figura humana com um braço estendido que pode representar um sacrifício humano.

A tabuleta pode ter sido utilizada em atos religiosos, contendo instruções para os sacerdotes sobre a execução de determinados rituais. Os arqueólogos também lidam com a possibilidade de o pictograma poder ser o protótipo da escrita minóica linear A, considerada até agora a mais antiga da Europa.

A peça foi doada ao arqueólogo recentemente por um empresário que a manteve em segredo em sua coleção particular por 20 anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre arqueologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página