Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 11h38

Quadros de Klimt expropriados por nazistas vão a leilão

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Quatro dos cinco quadros de Klimt roubados pelos nazistas e objeto durante anos de uma batalha de restituição serão vendidos em breve, anunciou em Nova York a casa de leilões Christie's. A casa vendeu, em junho, a obra "Retrato de Adele Bloch-Bauer", pintada por Klimt em 1907 por um preço recorde.

"Desde que recuperamos os quadros, minha família e eu temos buscado organizar exposições em Los Angeles e Nova York para compartilhar essas obras magníficas", explicou Maria Altmann, sobrinha e herdeira dos proprietários Ferdinand e Adele Bloch-Nauer, em um comunicado da Christie's. "Nossa família decidiu se separar deles".

A obra "Retrato de Adele Bloch-Bauer" foi vendida para o magnata nova-iorquino dos cosméticos Ronald Lauder por US$ 135 milhões e está desde então instalada na Neue Galerie, museu dedicado à arte alemã e austríaca dos anos 1890-1940 presidido pelo empresário.

Obras

Pintadas entre 1903 e 1916, as quatro obras restantes representam fases muito diferentes da carreira do mestre austríaco. O "pacote" inclui outro retrato, "Adele Bloch-Bauer 2" (1912), uma paisagem, "Casas em Unterach no Lago Atter" (1916), uma cena no bosque, "Birch Wood" (1903), e "Apple Tree 1" (1911 ou 1912), a representação da copa de uma árvore.

Esses quadros foram, durante anos, objeto de uma batalha legal pela restituição entre o governo austríaco e Altmann, de 90 anos, que finalmente ganhou a causa no início do ano, depois de ter argumentado que as telas haviam sido apreendias pelos nazistas na 2ª Guerra.

"Como a maioria das grandes obras de Klimt estão em museus, essas quatro peças representam uma rara oportunidade para uma aquisição", acrescentou a Christie's. As cinco obras serão expostas ao público na Neue Galerie de Nova York até 18 de setembro.

Leia mais
  • Galeria de NY desiste de cobrar R$ 110 para ver quadro de Klimt

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Klimt
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página