Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2006 - 10h46

Filmes brasileiros levam prêmios no Festival de Lima

Publicidade

da France Presse, em Lima

O longa-metragem brasileiro "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, faturou o prêmio de melhor primeiro filme da 10ª edição do Festival de Cinema Latino-americano de Lima, informaram neste domingo os organizadores da maior mostra cinematográfica do Peru.

O Brasil também levou o prêmio de melhor atriz, que Lilian Taublib ("Crime Delicado", de Beto Brant) dividiu com a chilena Blanca Lewin ("En la cama", de Matías Bize).

Mas o grande vencedor da mostra, na qual concorreram 28 filmes de 8 países da região (Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, México, Peru e Uruguai), foi o argentino "Crónica de una fuga", de Israel Adrián Caetano, que conseguiu a maior votação do público, seguido do brasileiro "Casa de Areia", de Andrucha Waddington.

O filme de Cateano, baseado em uma história real ocorrida em 1977, em Buenos Aires, durante o governo do general Jorge Rafael Videla, trata do seqüestro de um jovem por comandos e sua convivência com o horror em uma prisão militar à espera de seu destino.

O prêmio de Melhor Roteiro foi para "En la cama" e a mexicana Mezcal faturou o de Melhor Fotografia. O prêmio do júri para o melhor filme foi para o argentino "El Custodio", de Rodrigo Moreno, cujo protagonista, interpretado por Julio Chávez, ganhou o prêmio de Melhor Ator.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Cinema, Aspirinas e Urubus"
  • Leia o que já foi publicado sobre "Casa de Areia"
  • Leia o que já foi publicado sobre "Crime Delicado"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página