Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 21h32

Estrelas do Oscar terão que pagar impostos por seus presentes

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

Os astros e estrelas de Hollywood que costumam receber a generosa bolsa de presentes após a cerimônia de entrega do Oscar terão que pagar impostos por cada iPod, relógio, passagem ou passe para os melhores cirurgiões plásticos, anunciou nesta quinta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o evento.

A partir deste ano, a bolsa com mimos milionários incluirá todos os formulários necessários para que cada agraciado pague os devidos impostos sobre os produtos, depois que a Academia fechou um acordo com a Agência de Arrecadação de Impostos (IRS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

"A indústria da cesta de presentes disparou e é importante que os grupos que organizam estes eventos se dêem conta das conseqüências fiscais", declarou o porta-voz da IRS, Mark W. Everson, segundo um comunicado divulgado pela Academia.

O acordo estabelece que as duas partes assumam a responsabilidade sobre o pagamento de impostos dos presentes distribuídos em cada cerimônia e que incluem desde estadas em resorts exclusivos, cupons para cirurgias, jóias preciosas a produtos eletrônicos com tecnologia de ponta.

A Academia ficará encarregada dos impostos relativos ao período até 2005 e serão os próprios apresentados, produtores e músicos agraciados este ano que deverão incluir estes presentes na declaração de impostos.

O valor das bolsas de presentes é estimado de 10 a 40 mil dólares (às vezes a imprensa especializada em entretenimento chega a cotá-las em 100 mil dólares). Elas são uma tradição deste a década de 1970 e as mais proeminentes marcas do mercado aproveitam a ocasião para dar de presente seus lançamentos.

Os presentes não são para os indicados, mas para os apresentadores --quase todos grandes astros e estrelas--, produtores e músicos que costumam cobrar cachês muito baixos para participar da festa, mas têm um incentivo a mais com este presente.

Com este acordo, pôs-se um fim a uma longa disputa entre a Academia e a IRS, que nos últimos anos insistiu em que os homenageados devam pagar impostos sobre artigos de luxo, como qualquer outro americano.

Leia mais
  • Oscar reduz convites para novos membros
  • Academia norte-americana divulga mudanças para 79º Oscar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página