Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2006 - 15h59

Fotógrafo norte-americano Joe Rosenthal morre aos 94 anos

Publicidade

da France Presse, em San Francisco

O fotógrafo norte-americano Joe Rosenthal, cuja foto de marines colocando a bandeira americana em Iwo Jima (Japão) se tornou uma das mais famosas da 2ª Guerra Mundial, morreu aos 94 anos na Califórnia.

Reprodução
O fotógrafo norte-americano Joe Rosenthal
O fotógrafo norte-americano Joe Rosenthal
Rosenthal ganhou o Prêmio Pulitzer com a lendária foto, mas lutou durante toda a vida contra aqueles que diziam que havia sido foi forjada. Segundo informa nesta segunda-feira o jornal "San Francisco Chronicle", ele morreu enquanto dormia no domingo, em um asilo para idosos em Novato, Califórnia.

Nascido em 9 de outubro de 1911 em Washington, Rosenthal começou como fotógrafo em San Fracisco, depois de concluir a universidade.

Reprodução
Lendária foto que ganhou o Pulitzer
Lendária foto que ganhou o Pulitzer
Rosenthal trabalhava para a Associated Press aos 33 anos, quando, acompanhando os fuzileiros americanos em uma sangrenta batalha pelo controle da ilha japonesa Iwo Jima, tirou a foto que marcaria para sempre sua carreira.

A imagem, em preto e branco, mostra quatro soldados lutando para fincar um mastro com a bandeira americana no Monte Suribachi, durante a batalha pela estratégica ilha, na qual morreram quase 20.000 japoneses e mais de 6.000 americanos.

Embora Rosenthal tenha recebido vários prêmios pela foto, durante anos ele tentou calar aqueles que diziam que havia sido posada. Em uma entrevista em 1995, explicou que aquela fora a segunda vez que os marines erguiam a bandeira no monte porque seus comandantes quiseram colocar uma maior que a fincada originalmente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Segunda Guerra Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página