Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2006 - 18h38

Grass renuncia ao prêmio Brücke após críticas sobre passado nazista

Publicidade

da Efe, em Berlim

O escritor alemão e vencedor do Nobel de Literatura Günter Grass renunciou ao prêmio Brücke 2006, distribuído pelas cidades fronteiriças de Goerlitz (Alemanha) e Zgorzelec (Polônia), depois das críticas que recebeu por confessar recentemente que em sua juventude fez parte das forças de elite nazistas Waffen-SS.

O presidente da instituição responsável pelo prêmio Brücke, Willi Xylander, confirmou nesta quarta-feira a informação sobre a renúncia de Grass, que havia sido publicada pelo jornal on-line "Faktuell".

Xylander assegurou que telefonaria "esta tarde ou no mais tardar amanhã" para Grass para tentar convencê-lo de não renunciar ao prêmio, que em princípio seria entregue em novembro.

No dia 1º de março, o júri da premiação argumentou que o escritor, nascido em 1927 na cidade alemã de Dantzig (atualmente Gdansk, na Polônia), era merecedor do prêmio, por ter conseguido em suas obras mostrar "a História da Alemanha e a polonesa em imagens literárias inesquecíveis."

Günter Grass enviou um fax a Xylander anunciando sua renúncia ao prêmio Brücke, que significa ponte em alemão.

O escritor alega que sua decisão de renunciar ao prêmio surgiu por causa das críticas que recebeu de vários políticos da União Democrata-Cristã (CDU) da Prefeitura de Goerlitz, depois de ter confessado recentemente que foi membro das Waffen-SS, corpo de combate da SS nazista.

Muitos consideraram a confissão de Grass, ocorrida mais de 60 anos depois do final da Segunda Guerra, uma jogada de marketing para vender sua recente autobiografia, que já está em 1º lugar na lista dos mais vendidos na Alemanha.

O prêmio Brücke é distribuído em conjunto pelas cidades de Goerlitz e Zgorzelec, separadas desde 1945 pela fronteira entre Alemanha e Polônia, estabelecida no rio Neisse. A premiação existe desde 1993 e é entregue a personalidades que contribuíram com suas idéias para o desenvolvimento democrático e entendimento dos europeus.

Günter Grass já recebeu o prêmio Nobel de Literatura, além do Príncipe de Astúrias das Letras, ambos conquistados em 1999.

Leia mais
  • Günter Grass explica silêncio aos habitantes de sua cidade natal
  • Walesa pode renunciar título que compartilha com Günter Grass
  • Escritor Günter Grass diz que estava "cego" pelo nazismo
  • Autobiografia de Günter Grass sai antecipadamente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Günter Grass
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página