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08/09/2006 - 11h53

Confira teste de venda de ingresso com a Ticketmaster

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do Guia da Folha

Uma alternativa às filas para compra de ingressos é adquiri-los antecipadamente pela internet ou por telefone. Para descobrir se essa opção compensa, o Guia avaliou seis empresas que oferecem o serviço. Confira o teste com a Ticketmaster:

Ticketmaster
www.ticketmaster.com.br
Telefone: (0/xx/11) 6846-6000
Taxa de conveniência: 20% do valor do ingresso
Taxa de entrega: R$ 10
Como é o site: Traz links destacados para os principais eventos e locais atendidos pela empresa, mas o telefone de contato não está na homepage e é difícil de encontrar
O que o Guia comprou: Ingressos para o musical "O Fantasma da Ópera"
Quanto custou: R$ 49,50 (R$ 32, 50 de ingresso, R$ 7 de taxa de conveniência e R$ 10 de taxa de entrega)
Chegou no prazo? Na compra por telefone ficou acertada a retirada na bilheteria do evento. A entrada comprada pela internet chegou em três dias úteis.

Deu certo: bom atendimento por telefone, com explicação clara sobre a localização dos assentos e sobre a taxa de conveniência. A empresa dá um prazo de sete dias úteis (até o dia do espetáculo) para o cancelamento da compra. Somente o valor do ingresso (e não as taxas) é reembolsado.

Deu errado: O ingresso deve ser entregue no mesmo endereço da fatura do cartão, o que impede, por exemplo, que se envie uma entrada de presente para alguém. Se o comprador que passa muito tempo fora de casa quiser pedir para alguém, por exemplo, o porteiro, receber o ingresso, tem de deixar o cabeçalho da fatura do cartão, o RG e uma identificação com essa pessoa. Na hora da compra por telefone, logo depois de a reportagem fornecer o número do cartão de crédito, a ligação ficou muda por alguns minutos. Não era possível saber se a ligação havia caído ou se podia ser uma fraude. Um ingresso de R$ 10 comprado através da empresa custa mais do que o dobro, R$ 22, devido às taxas.

Empresa restringe venda: ao tentar comprar ingressos para alguns shows pela Ticketmaster, o cliente pode se deparar com a mensagem "venda exclusiva para clientes Citibank". Esses clientes podem comprar ingressos para diversos eventos antes do público em geral, escolhendo os melhores lugares. Segundo o assistente de direção do Procon Carlos Alberto Nahas, o procedimento é irregular. "A venda deve ser igual para todos. A restrição fere o direito do consumidor, privilegiando apenas um grupo." Questionada sobre a medida, a empresa apenas confirmou que age da maneira descrita pela reportagem.

Outro lado: "sobre o valor dos ingressos, a Ticketmaster aplica a cobrança da taxa de conveniência e de entrega, esta última tendo o valor único de R$ 10 para cada compra. Em relação à dificuldade de achar o telefone, na parte superior da homepage, temos um link chamado ajuda, em que é possível obter o telefone de contato e respostas às duvidas mais freqüentes. De qualquer forma, reanalisaremos a disposição do número em nosso site. O procedimento de exigir que o endereço de entrega do ingresso seja o mesmo da fatu ra visa a proteger o consumidor, garantindo que somente sejam confirmadas transações realizadas com um cartão válido e pertencente ao próprio titular. Sobre a ligação interrompida, de fato, isso pode acontecer por mínimos segundos".

Veja os outros serviços testados:

Fui Passear
Ingresso Rápido
Ingresso.com
Ingresso Fácil
Fun by Net

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre compra de ingressos
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