Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2009 - 10h30

Série registra estilistas criando novas coleções

Publicidade

BRUNA BITTENCOURT
da Folha de S.Paulo

Saem as passarelas, entram os croquis, as linhas e as agulhas. Com estreia no próximo dia 13, no GNT, a série "Peça Piloto" registra o processo criativo de oito estilistas -- Amapô, Fernanda Yamamoto, Gêmeas, Homem de Barro, Maria Garcia, Simone Nunes, Têca e Wilson Ranieri --, todos nomes jovens e em ascensão na moda brasileira.

"A gente queria focar o que move essas estilistas, o que faz elas criarem", diz Gustavo Scofano, 25, um dos cinco diretores do programa. "Nós mostramos o 'background' desses estilistas, onde eles produzem", afirma Tiago Worcman, 34, coordenador de conteúdo do GNT. "Falar de moda parece abstrato e a ideia é mostrar que não. É contar como essas pessoas têm suas ideias."

Bruna Benvegnu/Divulgação
Camila Cutolo, da Maria Garcia, marca jovem da Huis Clos
Camila Cutolo, da Maria Garcia, marca jovem da Huis Clos; série tem estreia maracada para novembro

Cada um dos oito episódios, com meia hora de duração, se dedicará ao trabalho de um estilista do ponto de partida da criação da próxima coleção até um editorial de moda, produzido e fotografado para o programa. O ensaio, que fecha cada episódio, exibirá três modelos criados por cada um dos designers. As peças, segundo Scofano, adiantarão a proposta da próxima coleção e poderão fazer parte dela.

Como o programa deve ser concluído em dezembro, os diretores não puderam acompanhar a exibição da coleção desses estilistas em janeiro. Dos oito nomes, quatro exibem suas coleções na São Paulo Fashion Week, três no Fashion Rio e um na Casa dos Criadores.

"Queríamos mostrar marcas que agradassem a gente e que fossem estabelecidas", diz Scofano.

Os cinco diretores, estreantes na TV, trabalharam em duplas. Cada uma delas passou três semanas com cada designer, acompanhando também o cotidiano, a fim de registrar o que inspira esses estilistas.

"As Gêmeas são supernoturnas. Fomos com elas à D-Edge [clube noturno em São Paulo], onde elas tocam. A Simone Nunes teve filho há pouco tempo e a acompanhamos em uma festa infantil. Com a Têca, fomos para Natal, onde ela desenha sua coleção."

O formato lembra "Nomes da Moda", série exibida no ano passado pelo canal pago Fashion TV, que perfilou alguns dos nomes consagrados da moda brasileira. Para Scofano, o diferencial de "Peça Piloto" em relação aos vários programas de moda que são exibidos pela TV paga é não focar na figura do estilista. "Todo mundo fala de moda agora. Existe um monte de programas, mas parece que é sempre a mesma coisa, voltado ao final do processo, desfile, glamour. A ideia era abarcar o processo todo."

PEÇA PILOTO
Quando: estreia dia 13/11; sextas, às 23h30; no GNT
Classificação indicativa: livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página