Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 12h24

Joachim Fest, biógrafo de Hitler, morre aos 79 anos

Publicidade

da Efe, em Berlim

O historiador e jornalista Joachim Fest, autor de uma das mais importantes biografias de Hitler, morreu em sua casa em Kroenberg aos 79 anos, informou nesta terça-feira o jornal "Frankfurter Allgemeine", no qual trabalhou como diretor.

Divulgação
Escritor Joachim Fest, biógrafo de Hitler, morreu aos 79 anos
Escritor Joachim Fest, biógrafo de Hitler, morreu aos 79 anos
A morte de Fest coincide com a publicação de sua autobiografia, "Ich nicht - Erinnerungen an eine Kindheit und Jugend" ("Eu não: Lembranças de Infância e Juventude"), na qual relata sua vida durante a época nazista, quando seu pai manteve a família à margem da sedução fascista.

O livro, que foi lançado quase simultaneamente às memórias do Prêmio Nobel de Literatura Günter Grass --"Beim Hauten der Zwiebel" ("Descascando a Cebola")--, serviu para desatar um último capítulo de confronto entre o escritor e o historiador, cujo relacionamento foi marcado por críticas mútuas.

Enquanto Grass confessa em sua autobiografia que foi convencido pela causa nazista e que pertenceu a um batalhão das Waffen SS --corpo de elite nazista-- quando era jovem, Fest fala sobre as razões pelas quais seu pai preferiu passar fome a fazer acordo com os nazistas.

O nazismo foi o principal alvo de estudo de Fest como historiador. Exibido recentemente e com grande sucesso na Alemanha, o filme "A Queda - As Últimas Horas de Hitler", que conta os últimos dias de Hitler, foi baseado em seu livro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Joachim Fest
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página