Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2006 - 18h59

Modelos "magras demais" são barradas em desfiles na Espanha

Publicidade

da France Presse, em Madri

Cinco modelos tiveram sua participação vetada no evento de moda Passarela Cibeles, que começará nesta segunda-feira em Madri, por causa de sua "magreza excessiva". A proibição tem como base uma decisão do governo regional para combater a anorexia.

Sessenta e oito modelos espanholas e estrangeiras apresentadas para o desfile por suas agências ou pelos organizadores foram submetidas no sábado ao veredicto da balança. Cinco espanholas foram reprovadas.

Segundo a organização, elas apresentavam um índice de massa corporal --calculado em função da relação entre peso e altura-- inferior a 18. Esse coeficiente, equivalente a, por exemplo, 56 quilos para 1,75 metro de altura e é o limite fixado pelo governo de Madri, um dos financiadores do evento, que se baseou em um critério sanitário estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A autoridade espanhola barrar proibir as modelos magras demais para evitar o mau exemplo dado às jovens espanholas, que ficam obcecadas com os quilos a mais e podem desenvolver distúrbios alimentares sérios, como a anorexia.

O respeito à norma, inédita em um evento internacional de alta costura, foi supervisionado por médicos voluntários recrutados pela Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (Seen).

Nova York

A medida promete desatar uma polêmica. Na última sexta-feira, durante a Semana da Moda de Nova York, Stan Herman, presidente do Conselho de Estilistas de Moda dos Estados Unidos (CFDA), disse que impedir as modelos magras demais de desfilar seria discriminatório. "Seria o mesmo que proibir alguém por ser gordo demais. É uma proibição discriminatória e sou contra isso", disse Herman à agência France Presse.

Leia mais
  • Confira os perfis das 25 tops mais famosas do Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre modelos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página