Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2006 - 17h18

Justiça revoga liminar e libera show do RBD no Rio

Publicidade

CAMILA MARQUES
da Folha Online

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revogou, nesta quinta-feira à tarde, a liminar concedida ontem ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais) que suspendia o show do grupo RBD no Rio, previsto para ocorrer neste domingo (8), até que fossem pagos os valores relativos aos direitos autorais do espetáculo.

A decisão foi da juíza Fernanda Xavier de Brito, a mesma que expediu a liminar nesta quarta. A decisão anterior foi revista porque, nesta tarde, a Mondo Entretenimento, empresa responsável por trazer o grupo mexicano ao Brasil, anexou ao processo o comprovante de depósito no valor de aproximadamente R$ 52 mil.

Segundo o Ecad disse à Folha Online --e como havia manifestado anteriormente--, o valor é muito baixo se comparado com a arrecadação de bilheteria prevista para o espetáculo no Maracanã. A lei determina que a produção de espetáculos musicais pague 10% de sua bilheteria ao órgão.

Por enquanto, segundo o site do Tribunal de Justiça de São Paulo, a liminar expedida na cidade pelo relator Galdino Toledo Junior, da 10ª Câmara de Direito Privado, ainda é válida --assim, o show no Morumbi ainda está suspenso. A Mondo, porém, afirma que já recorreu e obteve o mesmo resultado favorável que no Rio.

Briga

Na ação judicial iniciada ontem, o Ecad cobra da Mondo cerca de R$ 1 milhão referente a oito apresentações que a banda agendou no Brasil --isso porque os produtores locais de Porto Alegre, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte já fizeram acertos paralelos.

"O organizador [Mondo] jamais chegou a formular proposta oficial. Nos cinco primeiros eventos, ele dispôs-se a pagar apenas 5% do valor arrecadado. Além disso, ele não disponibilizou o número de ingressos chancelados, impossibilitando ao Ecad averiguar as informações por ele fornecidas quanto à expectativa de público", explicou a assessoria do Ecad à Folha Online.

Nesta quinta, a Mondo, também por meio de sua assessoria de imprensa, havia afirmado que entraria em contato com o Ecad ainda hoje para negociar e garantir a realização dos shows no Rio e São Paulo. A empresa, porém, preferiu tomar sua posição diretamente perante a Justiça.

Leia mais
  • Produtora negocia com Ecad para garantir shows do RBD no Rio e SP
  • RBD grava clipe no centro de São Paulo
  • Confira tatuagem feita por integrante do RBD em São Paulo
  • "Pânico" rouba cena e faz RBD cantar funk em São Paulo; veja vídeo

    Especial
  • Leia cobertura completa da turnê do RBD
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página