Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2006 - 18h46

Após Arctic Monkeys, revista britânica elege Klaxons a banda da hora

Publicidade

da Folha Online

A cena musical britânica cospe novas bandas descoladas com a mesma velocidade com que as enterra. No começo do ano, a onda era Arctic Monkeys, descrito com um entusiasmo semelhante ao surgimento dos Beatles. Agora, a banda Klaxons é o alvo dos burburinhos (ou seria tititi? frisson? Qual o termo da moda?) em pistas de dança moderninhas como a boate paulistana FunHouse, onde o vocalista do banda escocesa Franz Ferdinand (outra febre antecessora) se esbaldou no mês passado.

Como surgem essas unanimidades da hora? Uma pista é o que os editores da publicação britânica "New Musical Express" decidem colocar na capa para "bombar" tal grife. O grupo Klaxons é o escolhido da vez da "NME". Logo, se alastra pelo mundo, como uma praga, a obrigação de apresentar aos fãs da música a nova revelação. Até aparecer algo "novo" ou "diferente", condenando o "velho" ao esquecimento ou ostracismo.

Reprodução
"News Musical Express", que dita modismos, traz Klaxons na capa
"News Musical Express", que dita modismos, traz Klaxons na capa
Por trás da eleição dos novos astros da música, está a indústria fonográfica mundial e seus interesses comerciais, cada vez mais ameaçados pela circulação gratuita de conteúdo pela internet e pelas mudanças nos hábitos provocadas pela popularização dos tocadores de MP3, com o iPod, em que os usuários não são mais obrigados a comprar o álbum inteiro de um artista para ter sua música preferida. Sem falar em sites como o MySpace em que alguns artistas disponibilizam suas canções. Em poucos minutos, basta ter instalado em seu micro um programa como o eMule para ter acesso gratuitamente ao arquivo da canção desejada.

A banda londrina Klaxons surgiu no ano passado. O single "Gravity's Rainbow" foi lançado em abril de 2005 pela Angular Records. No Brasil, seu trabalho começou a ganhar registros no começo deste ano.

O segundo single "Atlantis To Interzone", lançado pelo selo Merok, fez mais barulho, e a "NME" deu farta cobertura até a revista eleger a banda como a nova coqueluche "indie" ou ícone de um "novo" gênero, batizado de "New Rave", que na prática seria incluir na música sons de sirenes, sinos, assovios, apitos e outros instrumentos eletrônicos, como ocorrem nas baladas que varam a madrugada e o dia todo.

Além dos Klaxons, a "New Rave" incluiria nomes como Hadouken!, Shitdisco, Boys Noize, Digitalism, The Warcats, Simian Mobile Disco, The Presets, Vitalic, Crystal Castles, Does It Offend You, Yeah?, Holy Fuck, Metronomy, Goose, Trashbastard, New Young Pony Club, Shy Child, Revl9n e To My Boy. Nunca ouviu falar nelas? Quer posar de ultramoderno e hiperinformado? Aguarde a próxima edição da "NME" e de seus clones pelo mundo.

Leia mais
  • CD do Arctic Monkeys chega ao Brasil; ouça músicas
  • Após fazer sucesso, baixista do Arctic Monkeys deixa grupo
  • Muse e Thom Yorke vencem prêmio de música on-line

    Especial
  • Confira o dicionário de bandas que despontaram desde os anos 90
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página