Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2006 - 12h49

Pai de filho adotivo de Madonna diz que foi enganado

Publicidade

da Ansa, em Londres
da France Presse, em Blantyre

A cantora norte-americana Madonna, 48, enfrenta novas barreiras legais para adotar o menino David Banda, de Maláui, após o pai da criança ter afirmado que nunca teve a intenção de abandonar para sempre seu filho. Ele declarou esperar que a estrela pop o devolva em alguns anos.

Yohane Banda, 32, pai de David, declarou que apenas aceitou que Madonna ficasse com o menino de 13 meses com a condição de que ele voltasse em alguns anos.

Em uma entrevista por telefone televisionada no Reino Unido, Banda disse que não deu sua aprovação pessoal para uma adoção permanente. "Se nos tivessem dito que Madonna queria adotar, e fazer de meu filho seu filho, nunca teríamos aceitado. Não vejo razão alguma para que meu filho tenha que estar fora daqui para sempre. Eu posso alimentá-lo", afirmou.

As declarações do homem provocaram controvérsia em Londres, onde organismos de proteção ao menor acusaram a cantora de não ter explicado ao pai de David o processo de adoção.

"Me fizeram assinar papéis em que me diziam que Madonna cuidaria do meu filho, o educaria, para depois trazê-lo de volta", disse Yohane Banda, que não saberia ler e escrever. "Quero mais esclarecimentos. Preferia que David voltasse para o orfanato onde posso vê-lo toda vez que quiser, e não entregá-lo para sempre."

Martin Lowdon, do grupo Malawi Orphan Fund, declarou que dar uma oportunidade a um órfão "não resolve o problema de outros 999 mil que não têm famílias".

O pai do menino havia anteriormente falado mal dos críticos de Madonna. "Onde estava essa gente quando o David lutava no orfanato? Estes autodenominados grupos de direitos humanos devem deixar meu filho em paz", declarou à imprensa britânica.

Alan Chinela, advogado de Madonna em Maláui, disse por sua vez que a cantora seguiu todos os procedimentos legais para adotar David Banda, que agora vive na mansão da artista em Londres junto a seus outros dois filhos, Lourdes, 10, e Rocco, 6. A cantora já deu a David o sobrenome de seu marido, Guy Ritchie.

Leia mais
  • 'Efeito Madonna' pode estimular adoção de crianças africanas
  • Organização recorre contra adoção de bebê por Madonna
  • Pai de menino defende Madonna em caso de adoção
  • Madonna se diz surpresa com críticas à adoção de bebê

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a adoção de Madonna
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página