Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2006 - 19h37

Astro do rock lança livro sobre a história do universo

Publicidade

da France Presse, em Londres

O guitarrista do grupo de rock britânico Queen, Brian May, 59, trocou a música pela astronomia e lançou nesta segunda-feira um livro que conta a história do Big Bang e de como o universo evoluiu desde seu suposto explosivo nascimento, há 13,7 bilhões de anos.

Autor de sucessos como "We Will Rock You", "The Show Must Go On" e "Flash", o astro uniu forças com dois célebres astrônomos britânicos, Chris Lintott e Patrick Moore, para escrever "Bang! The Complete History of the Universe" (Bang! A História Completa do Universo, numa tradução literal).

"Quando fiz 7 anos, ganhei minha primeira guitarra. Foi também quando vi (o programa de TV da BBC) 'The Sky at Night'. E desde então estas duas paixões me acompanham", contou May nesta segunda-feira, na apresentação pública de seu livro.

As duas paixões explicam sua trajetória: May obteve um diploma de física no Imperial College de Londres, mas depois de anos estudando a poeira interplanetária, deixou tudo pelo rock, quando o Queen, liderado por Freddie Mercury, se lançou na conquista dos palcos do mundo.

Décadas depois, o astro do rock voltou aos livros e telescópios e agora se dedica a finalizar sua tese, esperada com interesse pela comunidade científica.

May expressou a esperança de que o livro, de 192 páginas, ilustrado com belas fotografias e cheio de cor, tenha tanto sucesso quanto as músicas do grupo.

"Este não é um livro para cientistas. É um livro para todos", afirmou o guitarrista, acrescentando que acaba de aceitar o convite para inaugurar o GTC, o Grande Telescópio Canárias, "que será o maior telescópio do mundo".

"Será em junho próximo e prometi escrever uma música e interpretá-la. Adoro as Canárias", afirmou o astro, após o lançamento do livro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Queen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página