Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 11h36

Músico norte-americano acusa Green Day de plágio

Publicidade

da Folha Online

A banda norte-americana Green Day foi acusada de plágio por conta do disco "American Idiot" (2004), que vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo e tornou a banda mundialmente conhecida por sua posição contra o governo do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

O músico Paul McPike, que trabalha em um mercado em Oregon, alega que a faixa-título do disco é cópia de uma canção que ele teria escrito, tanto letra como melodia, em 1992. Segundo ele, a composição teria sido feita quando ele ainda era estudante

No processo inicial o compositor declara que escreveu e enviou diversas letras para o Green Day e para a Warner durante alguns anos, mas que nunca recebeu uma resposta quando entrou em contato com o grupo para falar sobre o possível uso indevido de seu trabalho.

"Não conseguia acreditar toda vez que ouvia a canção no rádio", disse McPike ao jornal "Mail Tribune". A publicação, por sua vez, afirma que McPike pediu uma parcela (cujo valor não foi declarado) dos lucros obtidos tanto com as vendas do disco "American Idiot" como do DVD "Bullet in a bible".

Segundo informou a BBC News neste fim de semana, porém, um juiz de primeira instância declarou que o caso não iria a julgamento por conta da falta de provas apresentadas por Paul McPike.

Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool já iniciaram os trabalhos para um novo disco, o primeiro desde o lançamento de 2004.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bandas: Conheça o Green Day
  • Clipe de U2 e Green Day juntos está na internet; assista
  • Green Day começa a trabalhar em álbum pós-"American Idiot"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o grupo Green Day
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página