Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 12h20

Heroínas brasileiras viram desenho animado em produção internacional

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online

O que era rabisco virou atração de TV para crianças do outro lado do mundo. As Princesas do Mar, personagens criadas pelo brasileiro Fábio Yabu, 27, para o livro que lançou em 2004, agora são protagonista de uma série de animação que deve estrear em meados de 2007 na Austrália e negocia exibição em outros países.

A empreitada é uma co-produção Brasil (Flamma Filmes, produtora de Yabu), Austrália (Southern Star) e Espanha (Neptuno Films). É a primeira vez que uma criação brasileira firma parceria internacional na produção, distribuição e provisão de recursos dessa forma.

Divulgação
Personagens de livro estarão em desenho animado no exterior
Personagens de livro estarão em desenho animado no exterior
Yabu é também criador dos Combo Rangers, que fizeram sucesso na internet e viraram história em quadrinhos "de verdade". Para as Princesas, deixou de lado o que vinha fazendo e passou dois anos pesquisando referências. "Tem muita coisa de videogame e de mangá, com aquele olhão japonês", diz o desenhista.

Polvina, Estér, Isa e os outros personagens (confira no site oficial) estarão em 52 episódios de 12 minutos cada um. A parceria internacional foi firmada dois anos atrás, quando a Flamma levou o livro e a idéia à MipTV, feira internacional de televisão que acontece em Cannes. Yabu não cita números, mas diz que "é um orçamento muito bom". "As duas empresas [de fora] não mediram esforços", afirma.

A produção já foi iniciada. Os storyboards e a dublagem (em inglês, com sotaque americano) são feitos na Austrália. De lá, o material segue para a Espanha --em Barcelona é feita a trilha sonora e a finalização. Do Brasil, Yabu cria novos personagens e aprova os roteiros.

Divulgação
Fábio Yabu é criador dos Combo Rangers
Fábio Yabu é criador dos Combo Rangers
Moleque

Yabu, assim como muitos outros desenhistas, se iniciou na profissão rabiscando papéis ainda novo. Aos 17, estreou os Combo Rangers na internet, série de quadrinhos que durou de 1997 a 2003. "Fazia coisa de moleque", diz. Em 2001, os personagens chegaram às bancas.

Os Rangers, sua primeira criação de sucesso, não viram nem sinal de papel --nasceram já virtuais, num "parto" difícil, com mouse na mão e muita destreza. Hoje em dia, um tablet (espécie de prancheta que reproduz os traços no computador) ajuda muito. "Quase não desenho no papel. Fico até com dó das árvores quando uso."

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Fábio Yabu

    Sites relacionados
  • Conheça o site oficial de "Princesas do Mar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página