Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2006 - 19h59

Teatro indiano terá peça sobre enforcamento de Saddam Hussein

Publicidade

da Ansa, em Nova Délhi

Uma companhia teatral indiana vai apresentar em Calcutá, a partir do dia 2 de dezembro, um espetáculo chamado "Saddam na Forca", que narra os últimos dias de prisão e a futura execução do ex-líder iraquiano.

As entradas para as primeiras 50 apresentações se esgotaram. Agora, o diretor e o produtor da peça tentarão fazer um giro pelo país.

A obra começa com Saddam recluso numa prisão de segurança máxima, com pessoas que se perguntam se é justo ou não enforcá-lo, e termina com o ex-presidente iraquiano pendurado, como previsto, apesar das apelações apresentadas.

"Estamos decidindo se vamos representar o enforcamento de Saddam ao vivo ou se vamos dar a entender, porque muitas pessoas podem ficar incomodadas", disse o diretor da peça, Haradhan Roy.

Não é a primeira vez que a companhia trabalha num espetáculo deste tipo. O grupo já apresentou, com grande sucesso, "Saddam na Prisão". Também montaram, tempos atrás, "Operação Flush", peça sobre a Guerra do Iraque e a aplicação de torturas e humilhações por parte de militares norte-americanos a detidos iraquianos na prisão de Abu Ghraib.

Todos os espetáculos são representados à maneira clássica indiana, conhecida como "jatras", onde o cenário, muito grande, é habitualmente ao ar livre e há música, bailes e canções.

Vários grupos teatrais indianos, para acompanhar a moda da televisão a cabo e dos filmes de Bollywood, adaptaram histórias cotidianas para o teatro, com ênfase no tema do terrorismo. No ano passado foram realizadas várias peças sobre o tsunami de 2004. Antes, a história mais procurada foi a do 11 de Setembro.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Bollywood
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página