Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 13h38

Mulher é eleita presidente da Associação Chinesa de Escritores

Publicidade

da France Presse, em Pequim

A escritora Tie Ning, 49, foi escolhida presidente da Associação Chinesa de Escritores. Ela ocupava a vice-presidência da entidade.

Os membros da associação, formada por 7.690 autores, se reuniram no fim de semana para escolher seu novo presidente --o anterior, o romancista Ba Jin, morreu no ano passado. Tie superou na votação final outros dois candidatos: Jiang Zilong, 65, e Li Cunbao, 60, ambos ligados ao Exército chinês.

O cargo tem grande prestígio no país. Os dois presidentes anteriores (Ba Jin e Mao Dun) são considerados grandes clássicos da literatura chinesa contemporânea.

A nova presidente dos escritores chineses --primeira mulher a ocupar o cargo-- é, segundo os críticos, uma especialista no reflexo da vida cotidiana da China moderna, especialmente na visão feminina. Suas obras são sempre protagonizadas por mulheres.

O presidente da China, Hu Jintao, participou da jornada inaugural da associação e pediu aos autores chineses que ajudem o governo comunista a atingir o objetivo de criar uma "sociedade harmoniosa", reduzindo as grandes diferenças que existem atualmente entre o campo e a cidade e entre ricos e pobres.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre escritores chineses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página