Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2006 - 13h54

Diário de Che Guevara é publicado na internet

Publicidade

da France Presse, em Havana

As páginas do diário do argentino Ernesto "Che" Guevara durante sua campanha guerrilheira na Bolívia foram colocadas na internet em uma parceria entre o Centro de Estudos Che Guevara e o portal Cubasí.

Sob o título "Bolívia, Diário de Luta" (www.diariochebolivia.cubasi.cu), o site reproduz o documento dia-a-dia, explica Daily Pérez, coordenadora de projetos alternativos do centro, dirigido pela viúva do revolucionário, Aleida March. A idéia, segundo ela, foi concebida como uma homenagem a Che e aos combatentes que lutaram com ele.

O diário começou a ser publicado na rede justamente 40 anos depois da primeira das anotações feitas pelo guerrilheiro, em 7 de novembro de 1966.

O site também inclui biografias e os diários de outros combatentes, documentos da guerrilha, infográficos das zonas de operações, discursos de Che e as páginas dos jornais da época.

Em 9 de outubro de 1967, um dia depois de ser capturado em combate nas selvas de Bolívia, Che Guevara foi executado por um oficial do exército boliviano. Che morreu aos 39 anos.

Leia mais
  • Livro afirma que CIA não queria morte de Che Guevara
  • Benicio Del Toro será Che Guevara em seqüência de filmes

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Che Guevara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página