Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 10h06

Guerra da Bósnia é cenário para tragicomédia gay no Mix Brasil

Publicidade

FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo

Um dos melhores filmes sobre a Guerra da Bósnia é "Terra de Ninguém" (2001), de Danis Tanovic, que parte de dois soldados, um sérvio e outro bósnio, encurralados em meio ao fronte, com a "terra de ninguém" revelando o conflito e os interesses nada dignos da mídia e da ONU.

Há uma paralelismo muito visível em "Go West", produção que é exibida hoje e sábado no Festival Mix Brasil. Enquanto em "Terra de Ninguém" os soldados de fato representavam as facções que dividiram a antiga Iugoslávia, em "Go West", apesar de os personagens principais também serem de origem étnica diferente, novamente um bósnio e outro sérvio, ambos estão unidos para sobreviver em meio à guerra, já que formam uma dupla gay.

Kenan (Mario Drmac) é um violoncelista bósnio muçulmano e Milan (Tarik Filipovic), estudante sérvio cristão. Ambos vivem juntos em Sarajevo até a cidade ser ocupada pelas tropas sérvias. Por conta da violência contra os muçulmanos, eles vão para a vila onde mora o pai de Milan, Ljubo (Rade Serbedzija, ator croata mais destacado em Hollywood, que já participou de filmes como "Missão Impossível 2" e "Snatch - Porcos e Diamantes"), para de lá escapar para a Holanda.

Na vila, por conta do preconceito, Kenan se disfarça de mulher, passando a se chamar Milena, e o "casal" integra-se ao vilarejo, com a cumplicidade do irmão de Milan. Encenado na secura dos Bálcãs, assim como "Terra de Ninguém", "Go West" apresenta certos momentos surrealistas, como as cenas de casamento de Milena e Milan. A trama se torna complexa, contudo, quando Milan é convocado para o Exército, deixando a "esposa" sozinha com o sogro.

Milena se torna amiga de Ranka (Mirjana Karanovic), uma solteirona temida no vilarejo, que descobre a verdadeira identidade de Kenan e por ele se apaixona. Os desdobramentos, a partir de então, se tornam melodramáticos e um tanto confusos. Exageros, ao que parece, típico dos Bálcãs, que coloca irmãos como inimigos. E o filme ainda tem uma ponta especial: Jeanne Moreau.

Go West
Direção: Ahmed Imamovic
Produção: Bósnia-Herzegóvina, 2005
Com: Mario Drmac, Tarik Filipovic
Quando: hoje, às 21h, no Espaço Unibanco, e sábado, às 18h, no CCBB

Leia mais
  • Diretor do curta "Tapa na Pantera" vai estrear em longa-metragem

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o Mix Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página