Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 18h46

"Diário facial" capta marcas do tempo e vira mania na internet

Publicidade

da Folha Online

Todo dia, uma foto. Após um certo período, um vídeo registra as marcas do tempo, exibindo as imagens em ritmo acelerado, com trilha sonora sentimental e melancólica. Os filmes de "diários faciais" viraram uma mania nos sites de vídeo, como o YouTube. Há uma disputa para ver quem capta as mudanças do próprio rosto por um período maior. O caso mais famoso é de uma garota de traços orientais que foi fotografada por três anos. Circulam projetos que acompanhar as transformações por oito anos.

A técnica fotográfica é velha. Chama-se "Time-lapse", na qual se captura cada quadro (frame, no jargão) do objeto em foco por um determinado período. O filme é montado com a seqüência de imagens, dando a impressão de passagem do tempo em velocidade rápida, sem intervalos (lapsos). Existem "diários faciais" de 15 fps, ou seja, exibem 15 frames por segundo.

Adotada com certa freqüência em projetos arquitetônicos, essa técnica visa mostrar a evolução dos processos, como obras de construção. Também é usada em produções científicas, como filmes que captam o crescimento de plantas e o amadurecimento de frutas. Na TV e no cinema, o recurso é cada vez mais usado como forma de mostrar a agitação de uma metrópole, do trânsito, ligando a idéia de modernidade às rápidas transformações no cotidiano, principalmente com o avanço das novas tecnologias.

Internautas que fizeram seus vídeos de "diários faciais" falam que buscam o efeito de "sentir a vida mais rápido". Outros classificam como "projeto de vida". A popularização das máquinas digitais de fotografia, webcams e dos programas de vídeo (seja de montagem, edição ou compartilhamento de filmes) ajuda a explicar o fenômeno.

Formar um "diário facial" exige paciência e disciplina para capturar as imagens. Há quem não consiga esperar dois dias para montar o seu vídeo. Por trás dessa moda, o marketing já finca pé. Não é raro que, no fim dos filmes, seja divulgado endereço de um site. Ou seja, os "diários faciais" são também ferramentas de publicidade.

Novas versões da idéia começaram a surgir. Uma mulher se fotografou, em pé, de perfil, por nove meses de gestação. Dá para ver a evolução da barriga até o nascimento do bebê. Confira alguns "diários" selecionados pela Folha Online.

1- Garota oriental

2- Ben

3- Tobias

4- JK

5- Lee


Leia mais
  • Na era do YouTube, Festival do Minuto planeja mudanças para 2007

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o YouTube
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página