Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2006 - 14h50

Diretor de cinema Robert Altman morre aos 81 anos nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O produtor, diretor e roteirista de cinema Robert Altman morreu aos 81 anos nesta segunda-feira (20), em um hospital de Los Angeles. A informação foi divulgada por sua produtora, a Sandcastle 5 Productions, apenas nesta terça.

O porta-voz da empresa disse que Altman morreu na noite de segunda-feira, mas não comentou a causa da morte. O último filme de Altman, "A Última Noite", que tem no elenco Meryl Streep, ainda está em cartaz no Brasil.

Há alguns meses, Altman revelou que havia feito um transplante de coração há 10 anos. No Oscar deste ano, quando fez a revelação, ele recebeu uma estatueta pela primeira vez --o prêmio honorário homenageou o diretor por sua carreira.

Reuters
Diretor e roteirista Robert Altman na cerimônia do Oscar deste ano
Diretor e roteirista Robert Altman na cerimônia do Oscar deste ano
Altman, como outros grandes cineastas, viu reconhecida sua longa carreira, na qual há mais de 80 filmes como diretor, 39 como produtor e 37 como roteirista. Alguns de seus filmes mais notáveis foram "M.A.S.H." (1970), "Nashville" (1975), "O Jogador" (1992), "Short Cuts - Cenas da Vida" (1993) e "Assassinato em Gosford Park" (2001) --indicados ao Oscar de melhor direção.

O cineasta, que declarava não ter planos de se aposentar, começou sua carreira como documentarista antes de sua estréia no cinema com "Os Delinqüentes" e "Amor Ilícito", em 1957.

Além de seus sucessos cinematográficos, sempre foi um defensor da contracultura e das liberdades. Sua oposição ao presidente americano, George W. Bush, levou-o a prometer que abandonaria seu país caso ele fosse reeleito, como ocorreu.

Embora Altman tenha descumprido sua promessa após a vitória de Bush em 2004, suas produções se mostraram cada vez mais vinculadas à Europa do que aos Estados Unidos.

O trabalho de Altman, que durante alguns anos se concentrou na televisão, sempre foi classificado de eclético na telona e com uma peculiar visão cínica do mundo.

"Tive muita sorte na minha carreira. Nunca tive de dirigir um filme que não tivesse escolhido ou desenvolvido. Meu amor por fazer filmes me possibilitou uma entrada para o mundo e para a condição humana", disse ele ao receber o Oscar neste ano.

Altman lutou na Segunda Guerra Mundial e estudou engenharia na Universidade de Missouri, em Columbia, antes de se tornar o filho famoso de Kansas City, onde nasceu. Altman, que se casou três vezes, deixa cinco filhos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Confira filmografia do cineasta Robert Altman
  • "Este filme é sobre a morte", disse Altman sobre seu último longa
  • Novo filme de Robert Altman homenageia programa de rádio
  • Altman recebe Oscar honorário por sua obra

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Robert Altman
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página