Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2006 - 10h45

Com favoritos em cartaz, EUA antecipam luta pelo Oscar

Publicidade

AMIR LABAKI
da Folha de S.Paulo, em Nova York

A corrida ao Oscar começou mais cedo. Neste ano, parece enfraquecida a tradição da estréia próxima ao Natal dos principais concorrentes. Vários dos maiores favoritos já foram lançados no mercado dos EUA.

Talvez a vitória de "Crash - No Limite" no último Oscar tenha a ver com a antecipação. O polifônico drama sobre Los Angeles de Paul Haggis foi lançado no meio do primeiro semestre de 2005 e já estava disponível em DVD quando arrebatou o Oscar de melhor filme.

A grande aposta do Oscar 2007 ainda inédita é a versão para cinema do musical da Broadway "Dreamgirls". Billy Condon ("Deuses e Monstros") comandou a glamourosa filmagem da saga rumo ao estrelado, em plenos anos 60, de um trio de cantoras negras em tudo similar a The Supremes. Beyoncé Knowles lidera as garotas, enquanto Eddie Murphy tem a melhor chance recente de ressuscitar sua carreira, interpretando o cantor decadente que emprega as aspirantes para vocais de fundo. "Dreamgirls" estréia em 15 de dezembro nos EUA e 16 de fevereiro no Brasil.

Ao lado de "Dreamgirls", três filmes já lançados parecem bem posicionados para ocupar quatro dos cinco postos na disputa de melhor filme do próximo Oscar. São eles "Babel", de Alejandro González Iñarritu (19 de janeiro no Brasil), "A Conquista da Honra", de Clint Eastwood (2 de fevereiro), e "Os Infiltrados", de Martin Scorsese, ainda em cartaz.

"Babel" se impõe pelo escopo, pelo páthos e pela mensagem. "A Conquista da Honra" é o "O Regresso do Soldado Ryan" transposto da Normandia para Iwo Jima. Mesmo sendo um "remake", "Os Infiltrados" nos devolve o Scorsese de 20 anos atrás.

A briga é boa pela quinta vaga. Meu favorito seria "Bobby", em que Emilio Estevez dramatiza, à moda de Altman, o dia do assassinato de Robert Kennedy, mas sua estréia na semana passada não encontrou maior respaldo crítico.

Por fora

Crescem assim as chances de "The Queen", de Stephen Frears, um sutil olhar sobre a tempestade que atingiu a coroa britânica durante o luto nacional pela morte da princesa Diana. Interpretando a rainha Elizabeth, Helen Mirren confere inédita humanidade a um distante mito que nos acompanha por mais de meio século.

Duas outras estréias de dezembro correm por fora. Em "O Bom Pastor", Robert De Niro assina seu segundo filme como diretor para contar o nascimento da CIA, com a colaboração de um elenco peso-pesado que inclui Matt Damon, Angelina Jolie, William Hurt e John Turturro. Parece ser o "Syriana" do ano, isto é, o drama político da vez. Já Steven Soderbergh celebra os clássicos "Casablanca" (1940) e "O Terceiro Homem" no ultra-estilizado "The Good German", com George Clooney, Cate Blanchett e Tobey Maguire.

Condon, Eastwood, Iñarritu e Scorsese devem conquistar indicações para a disputa de melhor diretor. Por "Volver", favorito para o Oscar de melhor filme de língua não-inglesa, Pedro Almodóvar deve ser o quinto indicado nessa categoria.

Aos 74 anos e depois de sete indicações sem prêmio, Peter O'Toole ("Lawrence da Arábia") parece finalmente destinado a conquistar seu Oscar por "Vênus", em que faz um veterano ator revitalizado pelo encontro com uma adolescente. Seu principal concorrente é Forest Whitaker ("Bird"). Em "O Último Rei da Escócia", de Kevin Macdonald (2 de fevereiro no Brasil), Whitaker compõe um hipnótico retrato do ditador de Uganda Idi Amin Dada. Will Smith ("À Procura da Felicidade"), Matt Damon ("O Bom Pastor") e Leonardo DiCaprio ("Diamante de Sangue") devem completar a lista.

Helen Mirren talvez seja a grande favorita, em qualquer categoria, a sair com um Oscar na festa marcada para 25 de fevereiro. Suas concorrentes devem ser Meryl Streep ("O Diabo Veste Prada"), Penélope Cruz ("Volver"), Judi Dench ("Notes On a Scandal") e Kate Winslet ("Pecados Íntimos").

As indicações para a 79ª cerimônia do Oscar serão conhecidas em 23 de janeiro próximo.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página