Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2006 - 11h50

Mostra de cinema italiano abre hoje em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O cinema italiano invade São Paulo a partir desta semana, quando duas representativa mostras entram em cartaz na cidade. A primeira, totalmente gratuita, exibirá filmes inéditos lançados no Festival de Cinema de Veneza desta terça-feira (28) a 4 de dezembro no Cine Bombril e no Centro Cultural São Paulo.

Divulgação
Em "La stella che non c'è", um operário que viaja à China atrás de uma máquina
Em "La stella che non c'è", um operário que viaja à China atrás de uma máquina
A segunda, que começa na sexta-feira (1º), exibe sete ótimas produções que revelam a nova geração de cineastas do país, como "Texas", de Fausto Paravidino, e "A Fera no Coração", de Cristina Comencini.

O evento "2º Veneza Cinema Italiano" que começa amanhã, resultado de uma parceria com a Embaixada da Itália, também leva seus sete filmes ao Rio e Brasília. Além de seis estréias, a programação tem uma cópia restaurada de "Il Feroce Saladino" (1937), de Mario Bonnard.

O foco da manifestação é chamar a atenção para o cinema italiano contemporâneo e mostrar que patrimônio do cinema deste país não apenas é composto pelos nomes históricos, tais como os de Rossellini, De Sica, Visconti e Fellini.

Divulgação
"Nuovomundo", que concorre a uma vaga no Oscar, trata do tema da imigração
"Nuovomundo", que concorre a uma vaga no Oscar, trata do tema da imigração
Destaques

Entre os filmes apresentados está "Nuovomundo" (Novo Mundo, 2006), de Emanuele Crialese, indicado pela Itália para concorrer a uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007. O longa descreve o drama da viagem de imigrantes italianos aos Estados Unidos e a quarentena em Ellis Island, reproduzido para o filme em um hotel de imigrantes de Buenos Aires junto ao Rio da Prata.

Outro destaque é "La Stella Che Non C'è" (2006), de Gianni Amelio, que mostra outro tipo de viagem: o protagonista não é propriamente um imigrante, ele se parece mais com um náufrago procurando o rumo certo, dirigido pela estrela polar da sua consciência. A viagem neste caso se torna uma ocasião para encontrar si mesmo.

Divulgação
Em "Quijote", Hidalgo da Mancha renasce para uma nova vida percorre episódios canônicos
Em "Quijote", Hidalgo da Mancha renasce para uma nova vida percorre episódios canônicos
A deserta Milão de um abafado verão italiano, por sua vez, é o lugar que contorna a procura do seu alter ego pela protagonista de "Come L'ombra", de Marina Spada, enquanto uma Roma desencantada abre seus braços aos sofrimentos e às esperanças das personagens de "Non Prendere Impegni Stasera", de Gianluca Tavarelli.

A mostra inclui ainda "Lettere Dal Sahara", de Vittorio de Seta; "Quijote", de Mimmo Paladino; e "Il Feroce Saladino", de Mario Bonnard, filme de 1937 restaurado pela Cineteca di Milano.

Confira a programação completa:

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Terça-feira (28/11)
20h30 - "Quijote"
O Hidalgo da Mancha renasce para uma nova vida e percorre episódios canônicos e apócrifos. Os horizontes visuais e sonoros entrelaçam-se até confundirem-se em cruzamentos "espaços-temporais", em que cavalheiros errantes do passado e do presente encontram-se com poetas, magos, meninas e imperadores.

Quarta-feira (29/11)
20h30 - "La stella che non c'è"
Apresenta a história de Vincenzo Buonavolontá, operário encarregado da manutenção das máquinas de uma siderúrgica que, perto de ser desmontada, vende seus equipamentos a alguns compradores chineses. Vincenzo, que está convencido de que o alto-forno à venda não está em boas condições, quer obstinadamente encontrar o problema. A viagem começa quando ele vai atrás da máquina na China.

Quinta-feira (30/11)
20h30 - "Come l'ombra"
Gira em torno a duas mulheres: Cláudia, uma mulher com cerca de 30 anos, e Olga, uma moça ucraniana um pouco mais jovem. Cláudia trabalha em uma agência de viagens e à noite estuda russo. Sua vida se desenvolve com uma continuidade metódica para a qual ela não oferece resistência, somente suas pequenas manias compulsivas fazem o contraponto à rotina cotidiana. Uma noite, no curso de russo, apresenta-se um novo professor de origem ucraniana: Bóris, um quarentão de belo aspecto e com ar inteligente. Entre Bóris e Cláudia estabelece-se, aos poucos, certa atração.

Sexta-feira (1º/12)
20h30 - "Non prendere impegni stasera"
Na trama, quatro casais de quarentões cujos destinos se entrelaçam com o fundo de uma Roma amarga e desencantada. É o retrato de uma geração suspensa entre o medo de crescer e o desejo de se dar ainda uma chance na vida. Pietro descobre ter uma terrível doença que o levará a fazer as contas consigo mesmo e com sua solidão. Procurará consolo na longa amizade com Cinzia, que com sua frágil solidez conseguirá ajudá-lo em sua luta contra o mal.

Sábado (2/12)
20h30 - "Il feroce saladino"
Um artista do teatro de variedades, no final da carreira, tenta ajudar uma moça que quer ser artista. Ao mesmo tempo, para sobreviver, é obrigado a vender doces em um teatro. Durante o espetáculo, dentre os vários chocolates que ele vendeu, é encontrada a raríssima figurinha do Feroce Saladino. A confusão que acontece na sala sugere ao empresário encenar uma revista musical onde o velho artista irá interpretar o papel de Saladino.

Domingo (3/12)
18h - "Nuovomondo"
Aborda uma história/parábola da imigração tradicional da Itália para a América do Norte. No começo de 1900, na Sicília, a família Mancuso resolve deixar o passado para trás e começar uma vida nova no Novo Mundo. Salvatore vende tudo para levar os filhos e a velha mãe a um lugar onde haverá mais trabalho e pão para todos. Nada assusta os Mancuso, sequer os minuciosos exames físicos e psicológicos aos quais os imigrantes eram submetidos após desembarcarem: seu resultado determinava o direito de ficar no Novo Mundo ou a obrigação de voltar ao Velho.

20h30 - "Lettere dal sahara"
Apresenta uma história de imigração da África para Itália. Assane, um jovem senegalês, muçulmano, após a morte do pai interrompe seus estudos e segue para a Itália. Naufraga em Lampedusa. Inicia assim sua viagem através da Itália de Sul a Norte. Passa por inúmeras experiências: desde o trabalho ilegal, até alcançar o almejado visto de permanência e um trabalho numa fábrica.

CINE BOMBRiL
Terça-feira (28/11)
21h - "La stella che non c'è"

Quarta-feira (29/11)
21h - "Come l'ombra"

Quinta-feira (30/11)
21h - "Il feroce saladino"

Sexta-feira (1º/12)
21h - "Quijote"

Sábado (2/12)
21h - "Non prendere impegni stasera"

Domingo (3/12)
21h - "Nuovomondo"

Segunda-feira (4/12)
21h - "Lettere dal sahara"

2º Veneza Cinema Italiano
Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 0/xx/11 3383-3402) e Cine Bombril (av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, tel. 0/xx/11 3285-3696)
Quando: Terça-feira (28) a 4 de dezembro.
Quanto: Entrada gratuita (retirar ingressos com uma hora de antecedência)

Leia mais
  • São Paulo recebe boa seleção em 2º festival de cinema italiano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cinema italiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página